A Orquestra Filarmônica do Senai-SP entra em uma nova fase em 2025, marcada por uma reformulação artística e institucional. Fundada em 2006, a orquestra reúne cerca de 50 músicos e desenvolve um projeto orquestral ligado à formação técnica e cultural. Inicialmente formada por alunos e ex-alunos das escolas Senai, a orquestra passou a incluir também músicos de outras origens, ampliando sua diversidade e vocação artística.
O ponto central desta nova etapa é a chegada do maestro Emiliano Patarra à direção artística. Reconhecido por seu trabalho em Guarulhos e à frente de orquestras como a GRU Sinfônica e a Orquestra do Theatro São Pedro, Patarra tem se destacado por sua atuação na formação de jovens músicos, além de sua ampla experiência como regente de ópera e gestor musical. Sua proposta para a Filarmônica do Senai-SP tem como foco a expansão de repertório, a formação continuada e a aproximação com o público, com excelência artística e uma programação de qualidade.
A temporada para 2025 apresenta seis concertos, um já realizado em junho e mais cinco até dezembro, com repertórios variados que abrangem desde sinfonias, como a Sétima de Beethoven e a Segunda de Brahms, até estreias de peças contemporâneas e uma encomenda de obra a Matheus Bitondi. Também está programado um concerto voltado para a música popular, uma homenagem a Elis Regina, realizado em parceria com o Grupo Vocal da Escola do Auditório Ibirapuera.
Os concertos serão realizados no Teatro J. Safra e na Faculdade Santa Marcelina, com participações dos corais A tempo, Collegium Musicum de São Paulo e Vozes Paulistanas. O violoncelista Rafael Cesário é o solista convidado em novembro, interpretando o Concerto em si menor de Dvořák. A temporada se encerra em dezembro com o tradicional Concerto de Natal, apresentando o Oratório de Natal, de Saint-Saëns.
O próximo concerto da nova Orquestra Filarmônica Senai-SP será no dia 3 de agosto; acompanhe a programação no Roteiro Musical do Site CONCERTO (clique aqui para acessar).

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.