Indústria da ópera é tema de painel em Nova York

por Redação CONCERTO 13/11/2023

Debate contará com a participação de Peter Gelb, diretor do Metropolitan Opera House, Flavia Furtado, diretora executiva do Festival Amazonas de Ópera, Andrea Puente-Catán, diretora de desenvolvimento do Ballet Hispánico, e Tony Shivers, diretor de Assuntos Governamentais da Opera America

“Do Teatro Amazonas ao Metropolitan Opera House: a ópera como motor de crescimento econômico”. Este é o título de um painel de discussão que será promovido no dia 14 de novembro, em Nova York, na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, em uma parceria da Companhia Internacional de Ópera Brasileira (IBOC) e do Consulado Geral do Brasil em Nova York. O painel reunirá Peter Gelb, diretor do Metropolitan Opera House, Flavia Furtado, diretora executiva do Festival Amazonas de Ópera, Andrea Puente-Catán, diretora de desenvolvimento do Ballet Hispánico, e Tony Shivers, diretor de Assuntos Governamentais da Opera America, e terá mediação de Athena Azevedo, diretora executiva da IBOC.

Conforme o material de divulgação, “o evento destacará como a indústria da ópera, com sua capacidade de atrair participantes e público de volta às cidades, tem grande potencial para a renovação urbana pós-Covid, e como o investimento em ópera, cultura e turismo pode reduzir ativamente nossa pegada de carbono global”.

A iniciativa acontece paralelamente à encenação da ópera Florencia en el Amazonas, composta por Daniel Catán sobre uma história de Marcela Fuentes-Berain. A ópera narra o retorno de um cantor de ópera brasileiro para se apresentar no Teatro Amazonas, a centenária casa de ópera em Manaus. Florencia en el Amazonas é o primeiro título latino-americano a ser produzido pelo Metropolitan Opera House de Nova York em sua história.

Flavia Furtado, que representa o Brasil no painel, é também pesquisadora dos impactos econômicos da cadeia produtiva da ópera. Ela é idealizadora do Encontro de Economia Criativa, que teve em 2023 a sua 3ª edição, e que debate as questões da indústria da ópera com especialistas e autoridades brasileiras e estrangeiras.

Clique aqui para assistir ao programa “CONCERTO entrevista” com Flavia Furtado, gravado em 7 de setembro de 2020.

Flavia Furtado, diretora executiva do Festival Amazonas de Ópera (divulgação)
Flavia Furtado, diretora executiva do Festival Amazonas de Ópera (divulgação)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.