Compositor está entre os cinquenta artistas premiados com R$ 100 mil no edital da Funarte
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) publicou no início de fevereiro o resultado final do Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes 2025, edital destinado a reconhecer trajetórias artísticas de referência nas artes brasileiras. Na lista de contemplados está o compositor Jorge Antunes, premiado na área de música.
O prêmio faz parte do Programa Funarte Memória das Artes e tem como objetivo valorizar mestras e mestres das artes com atuação relevante e contribuído para o desenvolvimento artístico nos territórios das cinco regiões do país.
A segunda edição da premiação recebeu 1390 inscrições e contemplou cinquenta artistas brasileiros em diversas áreas, entre eles nomes como o ator Othon Bastos (teatro), o artista Bené Fonteles (artes visuais), o palhaço Maneco Maracá (circo), o músico Beto Guedes (música), a atriz Denise Stoklos (teatro), a coreógrafa Ana Unger (dança) e a mestre de samba Noca da Portela (música). Cada um dos premiados receberá um valor de R$ 100 mil.
Jorge Antunes diz estar muito feliz com a premiação. “O prêmio é concedido no momento em que empreendo campanha para que seja feita a estreia de minha ópera Leopoldina. Essa é a minha única obra ainda inédita. Creio que o reconhecimento do meu trabalho por parte do poder público e da comunidade, pode contribuir para a sensibilização de teatros de ópera brasileiros”, declarou.
O Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes reafirma o compromisso da Funarte com políticas de valorização da memória das artes no Brasil, destacando trajetórias de artistas que atuam como referência em suas áreas e influenciam gerações de artistas. Segundo o edital do Funarte, “as Mestras e Mestres são existências que contribuem de forma estruturante e transversal para o desenvolvimento de diversos elos das redes criativas e produtivas das artes, preservando e ressignificando tradições, e inspirando diversas gerações de artistas”.
A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada em Brasília, em data ainda a ser anunciada pela Funarte.
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.