‘A Orquestra Juvenil Neojiba arrasa na Philharmonie’

por Redação CONCERTO 23/09/2022

Crítico francês Alain Lompech não poupa elogios à apresentação da sinfônica baiana em Paris; concerto foi o penúltimo da turnê independência do Neojiba

Sob direção de Ricardo Castro e com a participação da solista Maria João Pires, a Orquestra Juvenil da Bahia Neojiba realizou no dia 20 de setembro o sétimo concerto de sua turnê europeia, desta vez na Sala Philharmonie, em Paris. O local é o mesmo do vídeo gravado em 2018, que teve milhões de visualizações na internet, em que o Neojiba toca um inspirado o Tico-tico no fubá (clique aqui para assistir).

No site Bachtrack, o crítico francês Alain Lompech não poupou elogios à apresentação do Neojiba em Paris: “E que orquestra! Para a sua terceira visita à Philharmonie, o conjunto está totalmente renovado, já que os músicos são adolescentes e jovens adultos que passaram pelos programas de ensino da Neojiba [...]. Seu nível instrumental é o de muitas orquestras profissionais” (clique aqui para ler).

Além de exaltar a interpretação do Concerto nº 3 de Beethoven com a pianista Maria João Pires – “ter uma orquestra pletórica tocando este concerto, com precisão e sutileza nos encadeamentos, com uma solista tão inspirada, cuja execução é tão desarmadamente simples, tão essencial, e que sobe às mesmas alturas, é um milagre...” –, Lompech se entusiasmou com Kamarámusik, Concerto para berimbau, percussão e orquestra, de Jamberê Cerqueira. Lompech escreve: “A música de Cerqueira às vezes lembra o Capriccio de Stravinsky, mas em estilo brasileiro, tão pulsante, balanceado, cantado com mais generosidade. [...] E como não saudar o fabuloso Raysson Lima, que toca o berimbau como grande virtuoso e como ator e dançarino talentoso”. 

Kamarámusik é resultado de um concurso feito pelo Neojiba para compositores baianos ou residentes na Bahia, como contou Ricardo Castro na matéria de capa publicada na edição corrente da Revista CONCERTO: “Estamos imaginando o efeito que vai causar o berimbau aparecer como instrumento solista numa obra erudita, bem escrita. Berimbau com Beethoven, dois Bs dialogando, é um pouco daquilo que a gente precisa levar, da identidade do Brasil, da imensa capacidade que temos de diversidade e de comunhão nessa diversidade. Diversidade existe em qualquer lugar, mas em geral é guerra. Apesar de todas as dificuldades, o Brasil, como nação, tem uma mensagem de paz a defender no planeta, mostrando sua diversidade e sua capacidade de comunhão”.

A Turnê Independência do Neojiba levou a Orquestra Juvenil para apresentações na Itália (Rimini em 12/9, Milão em 13/9 e Turim em 14/9), Dinamarca (Copenhague no dia 16/9), Bélgica (Konigin Elizabethzaal na Antuérpia, em 18/9), Holanda (Concertgebouw, em Amsterdã, em 19/9), França (20/9, na Philharmonie de Paris) e encerrou-se ontem, dia 22, com um concerto na Fundação Gulbenkian em Lisboa, Portugal. A turnê é patrocinada pela Prio por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Clique aqui para ler a matéria sobre o Neojiba redigida por Irineu Franco Perpetuo e publicada na edição de setembro da Revista CONCERTO (acesso exclusivo para assinantes).

Raysson Lime, Jamberê Cerqueira e Ricardo Castro, com o Neojiba, na Philharmonie de Paris (reprodução Neojiba Facebook)
Raysson Lima, Jamberê Cerqueira e Ricardo Castro, com o Neojiba, na Philharmonie de Paris (reprodução Neojiba Facebook)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

Link permanente

Emocionante ver e sentir o espetáculo de integração cultural apresentado pela Orquestra NEOJIBA!
Esses jovens artistas talentosíssimos nos apresentam ao mundo dito erudito com um espetáculo de beleza ímpar!
Parabéns aos seus realizadores e aos seus desenvolvedores!
SALVE A BAHIA ! SALVE O BRASIL! SALVE MEU POVO MESTIÇO DE NEGROS, INDÍGENAS E EUROPEUS!

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.