Osusp faz concerto em homenagem aos povos originários

por Redação CONCERTO 27/04/2023

No próximo sábado dia 29, dentro da série Fantasia e realidade, a Orquestra Sinfônica de USP se junta ao coral Coral Ambá Werá da Tekoa Pyau, da terra indígena guarani do Jaraguá, para um concerto em homenagem à cultura dos povos originários. A apresentação tem também a projeção de um vídeomapping da artista visual Roberta Carvalho. O programa traz a suíte de O pássaro de fogo, de Stravinsky, o Choros nº 3, de Villa-Lobos, o Poema sonoro “Evocação das montanhas”, de Henirque de Curitiba, o Ponteio, de Claudio Santoro, e músicas tradicionais dos guaranis. A regência é do maestro Gil Jardim, diretor artístico do grupo.

No intervalo do concerto, acontecerá um encontro sobre Cultura dos Povos Originários com os convidados Danilo Silva Guimarães, docente indígena de ancestralidade Tikmu’un (Maxakali), do Instituto de Psicologia (IP), a professora Soraia Chung Saura, especialista em pedagogia do movimento do corpo humano, da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE), ambos da USP, sob a mediação da professora Marli Quadros Leite, pró-reitora de cultura e extensão universitária da USP.

Para o maestro Gil Jardim, conforme publicado em reportagem do Jornal da USP, “o espetáculo será uma oportunidade para que o público conheça a música do povo Guarani e se sensibilize para a importância da preservação de suas tradições”.

Coral indígena Ambá Werá da aldeia Tekoa Pyau (reprodução YouTube)
Coral indígena Ambá Werá da aldeia Tekoa Pyau (reprodução YouTube)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.