Feliz Ano-Novo!

por Nelson Rubens Kunze 31/12/2008

Hoje (31 de dezembro), às 20 horas, a Osesp sobe ao palco da Sala São Paulo para um concerto de Réveillon que será transmitido, ao vivo, a todo o Brasil (pela TV Cultura) e para diversos países europeus (pela TV teuto-francesa Arte). O maestro John Neschling regerá a principal orquestra da América Latina em um programa que abre com os Choros 10 de Villa-Lobos - possivelmente o maior compositor brasileiro de todos os tempos -, e segue com obras de Piazzolla e Ginastera, de Francisco Mignone, Lorenzo Fernandez e Guerra Peixe, e de talentos maiores de nossa música popular, como Noel Rosa, João Bosco, Guinga e Ary Barroso, entre outros. O concerto terá também a participação da Banda Mantiqueira e da cantora Mônica Salmaso.

A transmissão pela TV Arte é emblemática, pois é mais um reconhecimento internacional de um trabalho que já dura 10 anos, que é a construção de uma orquestra sinfônica de qualidade em nosso país. O concerto que será visto esta noite em cidades como Berlim, Madri, Viena, Estocolmo, Paris, Lisboa ou Roma não é, contudo, apenas um reconhecimento internacional de um projeto exemplar desenvolvido no Brasil. É muito mais do que isso. É um cartão de visitas apresentando um país que valoriza a sua cultura e a cultura universal, o que é prova de seriedade e comprometimento. E esse cartão de visitas será mais uma ferramenta para impulsionar o nosso desenvolvimento, gerando negócios e riquezas que ultrapassam múltiplas vezes os recursos públicos que o país investe neste projeto vitorioso.

A Osesp é uma janela para o futuro. Uma janela de trabalho e compromisso com a nossa realidade cultural e social, que certamente nos ajudará a construir um mundo mais solidário, justo e sustentável.

Faça como os europeus e não perca a Osesp na TV Cultura. E feliz Ano-Novo para todos!