Jovens músicos e bailarinos mostram seu talento no Theatro Municipal de São Paulo

por Camila Frésca 12/11/2014

No último final de semana, um espetáculo no Theatro Municipal marcou os 45 anos de criação da Escola Municipal de Música de São Paulo. Fundada por Olivier Toni, a instituição tem uma importância fundamental na vida musical da cidade e por ela já passaram nomes como Roberto Minczuk, Alex Klein, Cláudio Cruz e Nicolau de Figueiredo.

 

Ao longo de sua existência, ela ocupou diversos espaços da cidade – alguns bastante precários – até ganhar sua sede, na Praça das Artes, em 2012. Com dezenas de cursos de instrumentos que duram entre quatro e doze anos, a Escola Municipal também oferece aulas de harmonia, contraponto, história da música etc., e mantém grupos para a prática de seus alunos: a Orquestra Jovem Municipal, conjuntos de percussão e música antiga, coros infantil e adulto e uma big band.

Uma parte expressiva desses grupos apresentou-se nos dias 8 e 9 de novembro, e um dado a mais colaborou para enriquecer o espetáculo: a interação entre os alunos da Escola de Música e os da Escola de Dança. Ambas as instituições são administradas pela Fundação Theatro Municipal de São Paulo e, se a Escola de Música comemora seus 45 anos, a de dança se prepara para celebrar, em 2015, nada menos do que 85!


Jovens bailarinos participaram da comemoração de 45 anos da Escola Municipal de Música [foto: divulgação]

Fundada em 1940 como Escola Municipal de Bailado sob a direção de Vaslav Veltchek, a Escola de Dança é uma das pouquíssimas instituições a oferecer formação gratuita em dança na cidade. A qualidade dessa formação ficou evidente nas apresentações dos jovens bailarinos, que surpreenderam àqueles que esperavam acompanhar apenas os estudantes de música: foram apresentadas coreografias com música interpretada ao vivo pelos conjuntos.

A boa notícia é que essa interação entre os diversos grupos de formação do Theatro Municipal tende a se intensificar graças à criação, neste ano, da Diretoria de Formação do TMSP, capitaneada pelo compositor Leonardo Martinelli. Ainda este mês, nos dias 26 e 27, acontecem outras apresentações dos alunos da Escola de Dança na Praça das Artes.

Já para os que sonham estudar música, a dica são as inscrições abertas a novos alunos para os cursos de 2015 da Escola Municipal de Música. Entre os dias 10 e 17, é possível se inscrever para vagas de canto, piano, cravo, violão, flauta, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, oboé, clarinete, sax, fagote, trompete, trompa, trombone, eufônio, tuba, harpa e percussão. As instruções para inscrição encontram-se no site do teatro.

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.