Editorial

por Nelson Rubens Kunze 01/09/2019

Prezada leitora, prezado leitor,

Esta é a edição nº 264 da Revista CONCERTO, que marca o aniversário de 24 anos da publicação. Desde 1995, a Revista CONCERTO circula ininterruptamente acompanhando a música clássica e a ópera no Brasil. Nesse período, a atividade clássica experimentou alguns sucessos, é verdade – basta lembrar a reformulação da Osesp ou a Sala São Paulo, que acaba de comemorar 20 anos. No cômputo geral, porém, ainda há muitos desafios pela frente. 

Infelizmente, a crise econômica e institucional que o país atravessa impõe um grande óbice à atividade clássica, já que a música erudita e a ópera dependem fundamentalmente de suporte e financiamento públicos – aqui como na Alemanha, nos Estados Unidos ou no Japão. Oxalá as grandes transformações em curso no mundo, em especial as das comunicações, não comprometam as humanidades e a cultura, que, junto com as ciências, são, acredito, as únicas capazes de apontar os rumos para a sobrevivência de nossa civilização.

Em mais um aniversário da Revista CONCERTO – no ano que vem completaremos um quarto de século! –, quero agradecer à equipe, aos jornalistas e aos colaboradores: eu me orgulho de contar com alguns dos principais e mais reconhecidos especialistas da área. Agradeço também a você, nosso leitor, que nos apoia com sua fidelidade e que reconhece a qualidade de nosso trabalho e o nosso compromisso profissional. E agradeço aos anunciantes, hoje praticamente todos do segmento cultural, que compreendem a Revista CONCERTO como um elo indispensável para a cadeia de produção da cultura clássica no país. Muito obrigado! Vocês todos podem ter certeza de que seguiremos empenhados em realizar um serviço cada vez melhor, com o firme propósito de difundir a música e a ópera, em todas as tendências, sempre atentos ao debate aberto, plural e democrático.

E não há presente melhor para comemorar os 24 anos da Revista CONCERTO que uma matéria de capa com o maestro norte-americano Kent Nagano, um dos grandes artistas de nossos dias. Nagano estará no Brasil no começo de outubro para concertos com a Sinfônica de Montreal. O editor executivo da Revista CONCERTO, João Luiz Sampaio, entrevistou Kent Nagano, que conta de sua história, de sua carreira e de seus projetos futuros.

A Osesp estreia neste mês uma obra do compositor Felipe Lara, paulista radicado há vinte anos nos Estados Unidos, onde leciona no Peabody Institute, em Baltimore. Na seção Em conversa desta edição, publicamos a entrevista que Lara concedeu a Irineu Franco Perpetuo, falando de sua nova obra Ó, baseada em texto de Nuno Ramos, de sua experiência de estudos e trabalho nos Estados Unidos, de suas ideias e atividades. 

Também em ópera teremos oportunidade, neste mês, de conhecer obras contemporâneas. No Theatro São Pedro de São Paulo, Flo Menezes estreia sua Ritos de perpassagem – “chamo-a de NeutrinÓpera, pois ela atravessa o gênero operístico no tempo e no espaço como um neutrino”, explica o compositor (página 24). Já o Theatro Municipal de São Paulo apresenta Prism, da compositora canadense Ellen Reid, em montagem produzida em Los Angeles e premiada com o Pulitzer de Música (página 18).

Na seção Fermata, a jornalista Camila Fresca apresenta dois jovens talentos brasileiros do violoncelo, Luiz Fernando Venturelli e Marina Martins, ambos premiados, que neste mês tocam o Concerto de Dvorák. E, na seção Acontece, Luciana Medeiros escreve sobre a nova edição do criterioso Festival Artes Vertentes, de Tiradentes, dirigido pelo pianista Luiz Gustavo Carvalho.

Acompanhe ainda nesta edição os textos de nossos colunistas João Marcos Coelho, Jorge Coli e Júlio Medaglia. E escolha suas preferências no Roteiro Musical ilustrado – tem de tudo, de recital a ópera, de música de câmara a sinfônica, e muitos com entrada franca.

Leia a Revista CONCERTO e participe da temporada musical de sua cidade!