Camerata Salzburg e pianista Stefan Vladar tocam na SSP

por Redação CONCERTO 28/08/2009

Nos dias 29 e 30, sábado e domingo, a Sociedade de Cultura Artística apresenta mais uma atração na Sala São Paulo: a orquestra de câmara austríaca Camerata Salzburg, que vem acompanhada pelo pianista também austríaco Stefan Vladar. Vladar substitui o violinista grego Leonidas Kavakos, inicialmente programado, mas que cancelou sua participação alegando problemas de saúde.

Fundada em 1952, a Camerata Salzburg esteve por 20 anos sob a direção do célebre violinista e professor Sándor Végh, que a entregou às mãos de Sir Roger Norrington. Nomes estelares do cenário musical deram à Camerata a sonoridade singular que a distingue. Com uma discografia que reúne mais de 50 títulos, o grupo tem sido presença obrigatória nas melhores salas internacionais de concerto e nos mais prestigiosos festivais de música. Vladar, de 44 anos, é natural de Viena e especialista do repertório da segunda metade do século XVIII.

No dia 29, o concerto inclui a Sinfonia nº 82 e o Concerto em ré maior de Haydn e a Sinfonia nº 36, “Linz”, e Mozart. No dia seguinte, o repertório terá a Sinfonia nº 83, de Haydn, e o Concerto para piano nº 19, além da Sinfonia nº 41, mais conhecida como “Júpiter”, de Mozart.