Chopin Chamber Orchestra toca em São Paulo nesta terça-feira

por Redação CONCERTO 26/09/2011

Mesmo sem tocar Chopin, o grupo polonês Chopin Chamber Orchestra promete uma grande apresentação em São Paulo nesta terça-feira, dia 27 de setembro, às 21h no Auditório do MASP, dentro da série Música no MASP Internacional e com realização da Art Invest. Sob a direção de Boguslaw Davidow, criador e director artístico do conjunto, eles tocam peças de Mendelssohn (Sinfonia para cordas, nº 8), Barber (Adagio para cordas, op. 11), Tchaikovsky (Andante cantabile, op. post. para violoncelo e orquestra), Grieg (Fra Holbergs tid, op. 40, "Holberg Suite") e Shostakovich (Duas peças para octeto de cordas, op. 11).

 

Fundada no começo dos anos de 1980 em Cracóvia, a Chopin Chamber Orchestra já se apresentou em espaços como o Musikverein – Golden Hall, na Áustria; na EXPO 2010 em Shanghai – China; festivais na Alemanha, França, Itália, Espanha, Suíça, Estados Unidos e Rússia, e gravou músicas de compositores como Rossini, Haydn e Vivaldi. Atualmente a maioria dos músicos da Chopin Chamber Orchestra pertence à Opole Philharmonic Symphony Orchestra, motivo pelo qual se apresenta, eventualmente, com o nome de Opole Philharmonic Chamber Orchestra.

Boguslaw Dawidow nasceu em Sopot, também na Polônia, estudou regência com Bohdan Wodiczko e Krzysztof Missona e aprofundou os estudos na Áustria e Itália. Trabalha, regulamente, ao lado de orquestras de câmara em todo o mundo, como a Philadelphia Virtuosi Chamber Orchestra, na qual, desde 1998, é o principal regente convidado. Entre 1991 e 1995 foi regente da Wojciech Rajski’s Polish Chamber Orchestra (Polônia), entre 1994 a 2002 foi diretor artístico e maestro da National Academic Symphony Orchestra e desde 1999 é diretor geral e artístico da Opole Philharmonic Symphony Orchestra.
 
[Veja detalhes no Roteiro Musical]