Filarmônica de MG recebe violinista Emmanuele Baldini

por Redação CONCERTO 30/09/2008

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais muda de ares nesta quinta-feira (02/10) e leva a oitava récita de sua série “Allegro” para o Teatro Sesiminas, em substituição ao tradicional palco do Palácio das Artes de Belo Horizonte. Sob a regência do maestro titular Fabio Mechetti, a orquestra apresenta o Concerto para violino nº 5 de Mozart e a Sinfonia nº 4 (“Romântica”) de Bruckner. Veja os detalhes aqui.

O solista convidado é o italiano radicado no Brasil Emmanuele Baldini, spalla da Osesp. Sempre às quintas-feiras, os concertos da série Allegro exploram um repertório eclético, e contam com a participação de solistas de renome, como o Arnaldo Cohen, Sônia Rubinsky e Jose Feghali.



Emmanuele Baldini


Nascido em Trieste, Baldini iniciou os estudos de violino com Bruno Polli e em seguida aperfeiçoou-se com Corrado Romano, em Genebra, e Ruggiero Ricci, em Berlim. Foi vencedor do concurso Virtuositè de Genebra e primeiro lugar no Forum Junger Künstler de Viena. Apresentou-se em recitais nas principais cidades italianas e européias e participou de longas turnês pela América do Sul, Estados Unidos, Europa, Austrália e Japão. Antes de se tornar spalla da Osesp, ocupou o mesmo posto na Orquestra do Teatro Comunale de Bolonha e no Teatro Giuseppe Verdi de Trieste, além de atuar como concertino no Alla Scala de Milão.