Grupo vocal francês Musica Nova é atração do Masp na próxima terça

por Redação CONCERTO 26/07/2012

Em sequência a ótimos concertos vocais, o Museu de Arte de São Paulo (Masp) apresenta na próxima terça-feira, dia 31 de julho, o grupo vocal francês Musica Nova, liderado pelo contratenor Lucien Kandel. O Musica Nova apresenta-se em performance a cappella, interpretando obras do período medieval. O programa tem como destaque a Messe de Notre Dame de Guillaume de Machaut, compositor francês do século 14.

O ensemble Musica Nova foi criado em 2000 em Lyon, França, por Lucien Kandel, contratenor e até hoje seu diretor artístico. Formado por cantores apaixonados pelos repertórios de músicas medievais e do período Renascentista ao Pré-Barroco (séculos XIV–XVI), o Musica Nova ganhou o reconhecimento da crítica internacional após a gravação de seu primeiro disco, em 2002, o álbum-duplo Guillaume de Machau: Intégrale des Motets (selo Zig-Zag).

Depois desse, o grupo lançou outros quatro CDs: Guillaume Dufay: Flos Florum (2005, Zig-Zag); Johannes Ockeghem: Missa Cuiusvis Toni (2007, Aeon); Guillaume de Machaut: Ballades (2009, Aeon); e In Memoriam Guillaume de Machaut: Messe Notre Dame et Motets Médievaux (2010, Aeon).

Além da Messe de Notre Dame, a apresentação conta com Anima mea de Guillaume Dufay, Salve Regina de Johannes Ockeghem e Inviolata, integra, et casta es Maria de Josquin Desprez.

A apresentação no Masp tem início às 12h30 com entrada franca. O Musica Nova volta a se apresentar nos dias 10 e 11 de agosto no Rio de Janeiro pela temporada da Art Invest.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]