Guerra-Peixe é homenageado com concertos e edição virtual de partituras

por Redação CONCERTO 17/03/2014

O centenário de César Guerra-Peixe (1914-1993) é celebrado com uma série de concertos simultâneos em todo o Brasil, no dia 18 de março, dia de seu aniversário. A iniciativa tem como epicentro Sesc Quitantinha, em Petrópolis, que recebe um concerto do Quarteto Rapsódico. Parte do projeto Sesc Partituras, a homenagem também promove a difusão da música de Guerra-Peixe ao disponibilizar gratuitamente mais de 60 partituras de Guerra-Peixe para download, no site www.sesc.com.br/sescpartituras/.

 

O concerto de Petrópolis é especial pois, além de acontecer na cidade natal de Guerra-Peixe, conta com a participação da pianista Ruth Serrão, concertista e pesquisadora que em 2012 lançou o CD duplo O piano de Guerra-Peixe, com a integral das peças para piano do compositor.

Formado por Ruth Serrão, Ana de Oliveira (violino), Marcus Ribeiro (violoncelo) e Andreas Ernest Dias (flauta), o Quarteto Rapsódico apresenta no Sesc Quitandinha peças de câmara de Guerra-Peixe: o Allegretto con moto, para flauta e piano, o Duo para flauta e violino, e o Trio para violino, violoncelo e piano.

Além do Sesc Quitandinha, recebem concertos os Sescs da Barra e do Centro, no Rio de Janeiro, e de Paraty, Palmas, Brasília, Rio Branco, Belém, Aracaju e São Leopoldo.

[Veja mais no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.