Joshua Bell faz recitais em São Paulo

por Redação CONCERTO 21/06/2009

O virtuose do violino Joshua Bell, um dos grandes nomes da música erudita na atualidade, é a quarta atração da temporada 2009 do Mozarteum Brasileiro em São Paulo. Os recitais acontecem dias 22 e 23, segunda e terça-feira, no Teatro Alfa. Bell virá acompanhando do pianista Frederic Chiu. Os dois já se apresentaram juntos no Brasil em 2005, quando foram extremamente elogiados pela crítica local.

No repertório das apresentações estão a Sonata para violino e piano nº 4, de Beethoven; a Sonata para violino nº 3, de Brahms; a Sonata para violino nº 2, de Ysaÿe; e a Sonata para violino, de César Franck.

Considerado um “pop star da música clássica” graças à qualidade de sua técnica musical, à sua plural atividade profissional (solista, músico de câmara e regente) e à beleza física – que o levou a receber da revista “People” o título de uma das 50 pessoas mais bonitas do mundo –, o norte-americano Joshua Bell encanta plateias de todo o planeta há quase três décadas, desde sua estreia, aos 14 anos, no Carnegie Hall.

Bell utiliza um violino Stradivarius de 1713, e foi com esse instrumento que ele virou personagem de uma situação proposta pelo jornal Washington Post em 2007: O músico tocou seu instrumento durante 45 minutos em uma estação de trem no centro de Washington e foi praticamente ignorado por cerca de duas mil pessoas que passavam pelo local. [Clique aqui para ler mais sobre este assunto.]

[Clique aqui para mais detalhes do Roteiro Musical.]