Lenda do jazz, Keith Jarrett se apresenta em São Paulo e no Rio

por Redação CONCERTO 06/04/2011

Saudado como um dos mestres da música instrumental contemporânea, o pianista norte-americano Keith Jarrett estará no Brasil para duas únicas apresentações, em São Paulo (dia 6) e no Rio de Janeiro (dia 9), com promoção da Dell’Arte.

Criança prodígio, Keith Jarrett nasceu em 1945 nos Estados Unidos e começou a tocar piano aos três anos de idade. Fez seu primeiro recital aos sete e, ainda adolescente, tornou-se músico profissional. Lançou seu primeiro álbum, “Life Between the Exit Signs”, em 1967 e desde então começou a chamar a atenção com seu jazz cheio de influências da música erudita.

Já tocou com lendas do jazz como Miles Davis e Art Blakey, e a partir dos anos 1980 gravou discos dedicados à obra original de Bach e Mozart, que conheceram sucesso de crítica e público. Suas técnicas de improvisação, que conjugam o jazz a outros gêneros, criaram um estilo que vem definindo sua carreira desde o começo dos anos 70. É esta opção por um estilo único e um modo acústico de tocar que dá o tom do espetáculo que o artista traz ao país, “An evening of solo improvisations”, e que, assim como seus espetáculos anteriores, tem recebido grandes elogios da crítica internacional.