Maestrina portuguesa rege Osesp em rico repertório

por Redação CONCERTO 08/04/2009

O programa desta semana da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo será dirigido pela maestrina portuguesa Joana Carneiro. Nascida em Lisboa, a regente de pouco mais de 30 anos tem despertado a atenção dos meios musicais internacionais. Como assistente, assumiu funções na Filarmônica de Los Angeles em 2004, trabalhando com Esa-Pekka Salonen. Desde 2006 é a principal regente convidada da Orquestra Gulbenkian e em janeiro deste ano foi nomeada diretora musical da Sinfônica de Berkeley, sucedendo Kent Nagano.

À frente da Osesp ela rege um interessante programa que inclui os Seis estudos sinfônicos, de Marcus Siqueira; o Concerto para harpa, de Alberto Ginastera, que terá como solista Jana Bouskova; Os afrescos de Piero della Francesca, de Bohuslav Martinu, compositor homenageado neste ano pelos seus 50 anos de falecimento; e Quatro poemas sinfônicos segundo Arnold Böcklin op. 128, de Max Reger.

Em lembrança aos 50 anos de falecimento de Bohuslav Martinu, compositor tcheco nascido em 1890, o consulado da República Tcheca apresentará uma exposição sobre a vida e obra do compositor, no hall da Sala São Paulo, que poderá ser vista nos dias dos concertos.

Serviço:
Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo
Dias 9 e 10 às 21 horas; dia 11 às 16h30
Regência: Joana Carneiro
Solista: Jana Bouskova
Obras de Siqueira, Ginastera, Martinu e Reger

Veja mais detalhes no Roteiro Musical.