Municipal de São Paulo faz palestra sobre Aida e exposição das capas originais das partituras de Verdi

por Redação CONCERTO 31/07/2013

No próximo sábado, o Theatro Municipal de São Paulo abre a Exposição Antológica das Partituras Musicais Verdianas, com primeiras edições de 30 capas de partituras de Giuseppe Verdi, dentre elas todas as 28 óperas do compositor italiano. O evento faz parte das celebrações oficiais do bicentenário do nascimento do compositor.

 

A abertura exposição acontece no Salão Nobre do Theatro Municipal, logo após a palestra do jornalista e colaborador do Site CONCERTO Irineu Franco Perpetuo, às 17h, sobre a ópera Aida – que estreia no Municipal na semana seguinte. Tanto a palestra quanto a exposição das partituras de Verdi têm entrada franca.

A exposição segue o percurso cronológico da produção verdiana, com todas as capas das partituras das 28 óperas, além da Messa da Requiem para Alessandro Manzoni e a Ave Maria para Dante Alighieri. As técnicas de gravura empregadas nas capas das primeiras edições das partituras compreendem a xilogravura, a litografia, a acquaforte e a cromolitografia. A casa editorial é, na maioria das vezes, a Casa Ricordi, e a maior parte dos artistas que confeccionaram as capas das partituras verdianas trabalhava para o atelier gráfico da Casa Ricordi, cujo diretor era Tito Ricordi, especialista em litografia e gravura.

O filho de Tito, Giulio, também desenhou algumas das capas, dentre as quais o frontispício da célebre primeira edição de Aida. Neste grupo de artistas destacam-se nomes como Francesco Ratti, Roberto Focosi, Alfredo Edel e Adolf Hohenstein.

A exposição tem a curadoria de Stefano Liberati e Dario F. Marletto e é promovida pela Academia Nacional de Arte Antiga e Moderna de Roma, pelo Ministério de Relações Exteriores da Itália e pelo Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, em parceria com o Theatro Municipal de São Paulo, e pode ser apreciada nos dias de espetáculo ou durante as visitas ao Theatro Municipal.

[Saiba mais sobre a ópera Aida no Municipal de São Paulo na edição de agosto da Revista CONCERTO]

Clássicos Editorial Ltda. © 2013 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.