Nona edição do RioHarpFestival se estende por todo o mês de maio

por Redação CONCERTO 30/04/2014

O RioHarpFestival, o principal evento dedicado à harpa em todo o Brasil, chega à sua nona edição, e traz uma grande programação entre os dias 1º de maio e 1º de junho. Promovido pela série Música no Museu, o festival tem direção de Sérgio da Costa e Silva e conta com números impressionantes em 2004. Serão mais de 120 concertos gratuitos distribuídos por diversos espaços culturais do Rio de Janeiro, contabilizando uma média de 4 apresentações diárias.

 

A abertura ocorre no Palácio da Guanabara, no dia 1º de maio, com a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais e a harpista holandesa Habiba Doorenbos. Destacam-se os recitais do dia 5, na Biblioteca Nacional, com o grupo francês Les Alizés; o do dia 10, no CCBB, com o harpista Raoul Moterri; e o do dia 20, na Sinagoga Grande Templo, com a Orquestra de Cellos das Comunidades Pacificadas e a harpista japonesa Kaori Otake.

Com convidados vindos de 25 países, como Andres Izmaylov (Rússia), Chantal Mathieu (França), Liza Wallace (EUA), Rino Kageyama (Japão) e Elisa Netzer (Suíça), os concertos acontecem no Jockey Club Brasileiro, igrejas e centros culturais, como os dos Banco do Brasil, da Justiça Federal e da Light. Uma importante inovação é a participação de grupos de comunidades cariocas como Pavão-Pavãozinho, Dona Marta e do Alemão, que terão a oportunidade de tocar ao lado de grandes músicos convidados.

O Música no Museu ainda prevê concertos em São Paulo (dia 5, no Museu da Casa Brasileira) e Porto Alegre (dia 8, no Museu da História da Medicina do Rio Grande do Sul).

[Veja mais no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.