Orquestra Ouro Preto toca em países de língua portuguesa

por Redação CONCERTO 25/04/2013

A Orquestra Ouro Preto, grupo formado por 24 músicos e sediado na cidade histórica mineira, realiza este mês, em parceria com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP, uma turnê por cidades de Portugal e da Espanha (Galícia).

 

A Turnê Lusofonia tem início em Portugal, com concertos gratuitos nas cidades de Coimbra (4 de maio), Porto (7 de maio), Faro (10 de maio) e Lisboa (8 de maio no Palácio da Foz e 12 de maio no Teatro Nacional de São Carlos). Na Galícia, cujo galego é conseiderado um 'dialeto' do idioma português, a orquestra se apresenta em Santiago de Compostela (6 de maio).

A turnê faz parte de um projeto que tem como objetivo promover o diálogo entre os ricos acervos musicais dos países de língua portuguesa e difundir a música contemporânea de concerto brasileira. Além de Portugal continental e da Galícia, o projeto compreende Cabo Verde, Açores, Moçambique, Angola, Timor Leste e Macau.

O repertório escolhido para as apresentações inclui a Bachianas Brasileiras nº 9 de Villa-Lobos, Quatro Momentos nº 3 do ouro-pretano Ernani Aguiar, Mourão de Guerra Peixe, Concertino para violoncelo de Clóvis Pereira, além de estrear Elegia a Lisboa, obra do português Jorge Costa Pinto, especialmente escrita para a turnê. Em todas as apresentações, a orquestra estará sob o comando de seu diretor artístico, o maestro Rodrigo Toffolo.