Orquestra Sinfônica Estatal Russa faz quatro apresentações em São Paulo

por Redação CONCERTO 10/04/2015

O Mozarteum Brasileiro inicia sua série regular de concertos em abril, com quatro apresentações da Orquestra Sinfônica Estatal da Rússia em São Paulo – duas no Parque Ibirapuera, nos dias 11 e 12, e duas na Sala São Paulo, nos dias 13 e 14. Criada em 1936 como Sinfônica Estatal da URSS, a orquestra trocou de nome com a dissolução do estado soviético, em 1989, mas manteve-se como o um dos principais grupos sinfônicos do país, onde é residente no grande salão do Conservatório de Moscou e na Sala de Concertos Tchaikovsky.

 

Em São Paulo, a orquestra traz como solista o violoncelista russo Alexander Buzlov, apontado como um dos principais talentos de sua geração. E quem comanda o grupo em sua passagem pelo Brasil é o maestro norueguês Terje Mikkelsen. Ele substitui o russo Michail Jurowski, que teve de cancelar sua participação na turnê por motivos pessoais. Com a mudança de maestro, houve também uma ligeira mudança nos repertórios, que receberam de Mikkelsen um toque norueguês.

As primeiras têm entrada gratuita – no dia 11, no Auditório Ibirapuera, acontece uma matinê para crianças, com a famosa suíte Peer Gynt, de Edvard Grieg, e a suíte A bela adormecida, de Tchaikovsky, com apresentação dos instrumentos e leitura da famosa história; no dia 12, na plateia externa, um concerto ao ar livre, novamente com Peer Gynt, de Grieg, e a Rapsódia norueguesa, do compositor romântico norueguês Johan Halvorsen, além de duas peças de Tchaikovsky, Romeu e Julieta e A bela adormecida.

Na Sala São Paulo, os dois concertos se iniciam com a Rapsódia norueguesa e seguem com o Concerto de Dvorák. No dia 13, o programa se encerra com a Sinfonia nº 4 de Tchaikovsky; no dia 14, com Romeu e JulietaA bela adormecida.

Ouvinte Crítico
Os concertos terão votação aberta no Ouvinte Crítico. A enquete será lançada no sábado, dia 11 de abril.

[Veja mais no Roteiro Musical: dia 11dia 12dia 13dia 14]

Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.