Osesp abre temporada sob o comando de Marin Alsop (no sábado, assista ao vivo pela internet!)

por Redação CONCERTO 07/03/2012

Nos dias 8, 9 e 10 de março, quinta a sábado, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo abre oficialmente a temporada 2012 com apresentações comandadas pela nova regente titular do grupo, a nova-iorquina Marin Alsop, sendo que, na apresentação do sábado, às 16h30, haverá transmissão ao vivo do concerto pela internet, com acesso pelo endereço eletrônico http://www.concertodigital.osesp.art.br.

No repertório das apresentações está a estreia mundial da obra Terra Brasilis, Fantasia sobre o Hino nacional brasileiro, de Clarice Assad , obra encomendada pela Osesp; o Concerto para piano nº 22 K 482 de Mozart com o pianista David Fray; e a Sinfonia nº 5 op. 47 de Shostakovich.

Na quinta-feira, dia 8, às 10h, a Osesp e Marin Alsop fazer um ensaio aberto a preços populares e ingressos limitados.

Nascida em Nova York, Marin Alsop estudou na Universidade de Yale e na Juilliard School. Ela foi a primeira mulher a ser premiada com o Koussevitsky Conducting Prize de Tanglewood, onde foi aluna de Leonard Bernstein. Foi regente titular da Orquestra Sinfônica de Bournemouth (2002-2008) e da Sinfônica do Colorado (1993-2005). Como regente convidada trabalha regularmente com as Filarmônicas de Nova York e Los Angeles e com a Orquestra da Filadélfia. Na Europa apresenta-se com a Royal Concertgebouw, Tonhalle de Zurique, Orquestra de Paris, Filarmônica de Munique, Scala de Milão, Sinfônica e Filarmônica de Londres.

Um dos grandes diferenciais de Alsop é seu engajamento em projetos de cunho educacional e comunitário. Desde que assumiu o posto em Baltimore, em 2007, ela liderou atividades educacionais que hoje atingem mais de 60 mil alunos e, em 2008, lançou o OrchKids, um programa destinado a prover educação musical e instrumentos a jovens menos favorecidos.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]

[Leia comentário de Nelson Rubens Kunze]