Osesp faz homenagem a Almeida Prado em concerto a preços populares

por Redação CONCERTO 22/02/2013

Neste sábado às 19h30 a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo realiza uma apresentação sob o comando de seu regente associado, Celso Antunes, e com o violinista Cláudio Cruz como solista. No programa estão três obras de Almeida Prado, a Sinfonia nº 2 ‘Dos Orixás’, a suíte Études sur Paris e a Fantasia para violino e orquestra.

 

Nascido em Santos em 1943, Almeida Prado estudou com Dinorah de Carvalho, Osvaldo Lacerda e Camargo Guarnieri. Após vencer o Festival da Guanabara em 1969, mudou-se para a Europa onde estudou com Olivier Messiaen e Nadia Boulanger. O compositor retornou ao Brasil em 1974, tornando-se professor da Unicamp.

Em entrevista ao crítico Lauro Machado Coelho publicada na Revista CONCERTO em setembro de 2000 – quando foi homenageado com o Troféu Guarany do Prêmio Carlos Gomes – Almeida Prado disse: “Não rejeitei nada [de minha formação], acabei fazendo uma síntese de tudo, do nacionalismo de Camargo Guarnieri às ideias “ecológicas” de Messiaen, que era profundamente ligado à natureza. Isso rendeu as Cartas Celestes (de 1974), por exemplo, que é música universal, sem se preocupar em saber se o tema é nordestino ou seja lá o que for”. Em 2009, Almeida Prado estreou com a Osesp a sua música para o filme silencioso Études sur Paris, realizado em 1928 por André Sauvage.

Os ingressos para o concerto do dia 23 são vendidos a 15 reais.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2013 - Todos os direitos reservados.

A reprodução deste conteúdo requer autorização, exceto trechos com link desta página.