Osesp faz música russa com Gennady Rozhdestvensky

por Redação CONCERTO 26/03/2009

São Paulo viverá acontecimentos musicais marcantes nas próximas duas semanas: é que encontra-se na cidade o renomado maestro russo Gennady Rozhdestvensky, artista de grande prestígio e verdadeira autoridade na música de seu país, que regerá a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo nos próximos dois programas. Rozhdestvensky nasceu numa família de músicos, tendo aprendido regência com seu pai, Nikolai Anosov, no Conservatório de Moscou. Ficou famoso ao conduzir o balé O quebra-nozes no Teatro Bolshoi com apenas 20 anos, e promoveu a estreia de obras de diversos compositores soviéticos.

Conforme escreve Lauro Machado Coelho na edição de março da Revista CONCERTO, “um aspecto marcante da atividade de Rojdéstvienski foi o empenho com que promoveu nomes importantes da música soviética – Édison Denísov, Sofia Gubaidúlina, Alfred Shnittke, Rodiôn Shtchedrín – mesmo em períodos em que o experimentalismo desses compositores os fazia serem mal vistos pelas diretrizes ideológicas oficiais”.

Rozhdestvensky rege, de hoje a sábado, o seguinte programa: Alexander Glazunov (As estações op. 67), Sergei Prokofiev (Concerto para violino nº 1) e Dmitri Shostakovich (Sinfonia nº 10). O solista será o jovem Sasha Rozhdestvensky, filho de Gennady.

Gennady Rozhdestvensky também regerá os concertos da Osesp da semana que vem, com obras de Liadov, Prokofiev e Tchaikovsky (Concerto para piano nº 2, com solo da pianistaViktoria Postnikova).
 
Serviço
Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo
Regente: Gennady Rozhdestvensky
Solista: Sasha Rozhdestvensky, violino
Programa: Glazunov, Prokofiev e Shostakovich
Clique aqui para mais informações.