Osesp inicia ciclo de sinfonias de Brahms

por Redação CONCERTO 22/09/2015

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo faz nessa semana a primeira parte de seu ciclo de sinfonias de Johannes Brahms (1833-1897). Quem comanda a Osesp é sua diretora musical e regente titular, a maestrina norte-americana Marin Alsop. As sinfonias do compositor alemão serão apresentadas em ordem cronológica, e nesta primeira trinca de concertos, nos dias 24, 25 e 26 de setembro, é a vez da Sinfonia nº 1 e da Sinfonia nº 2.

Opus nº 68 de Brahms, sua Primeira sinfonia foi estreada em 1876, após 21 anos de trabalho. Já a Segunda, opus 73, foi composta rapidamente, em 1877, durante uma visita do compositor à cidade austríaca de Pörtschach am Wörthersee; por seu clima alegre, a peça é muitas vezes comparada à Sinfonia nº 6, Pastoral, de Beethoven.

O ciclo das sinfonias de Brahms se encerra na próxima semana, quando a Osesp faz quatro concertos, três na Sala São Paulo (dias 1º, 2 e 3 de outubro) e um no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (dia 4 de outubro). Acompanhe o Site CONCERTO para mais informações.

[Veja mais no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.