Sinfônica Municipal e Cia. Imago festejam semana da criança

por Redação CONCERTO 09/10/2009

No domingo 11 de outubro, às 11h, a Orquestra Sinfônica Municipal, sob a regência do maestro Jamil Maluf, e a Imago Cia. de Animação levam ao novo Teatro Bradesco um espetáculo especial em comemoração a semana da criança. O concerto terá duas obras chaves da literatura sinfônica, dedicadas às crianças, o “Guia Orquestral para a Juventude” de Benjamin Britten, e “Pedro e o Lobo”, de Sergei Prokofiev. Completam o programa, trechos da “Suíte dos Comediantes”, de Dimitri Kabalevski, e a abertura da ópera “João e Maria” de Engelbert Humperdinck.

A narração do “Guia Orquestral” e do “Pedro e o Lobo” estará a cargo do ator Fernando Paz. Os bonecos manipulados por atores da Imago Cia. de Animação, utilizando a técnica do teatro negro, encerram o evento com sua premiadíssima montagem de “Pedro e o Lobo”, agora com orquestra ao vivo.

O novo Teatro Bradesco fica na Rua Turiassú, 2.100, terceiro piso do Bourbon Shopping Pompéia. Os ingressos terão preço único, no valor de R$ 20,00 (R$ 10,00 meia-entrada).

[Clique aqui para mais detalhes do Roteiro Musical.]

Leia a seguir mais informações, fornecidas pela assessoria de imprensa, sobre o repertório do espetáculo:

D. Kabalevski – Suíte dos Comediantes
Foi escrita em 1940, para pequena orquestra. Tem 10 movimentos, dos quais serão executados três. É uma música alegre e vibrante que foi muito utilizada em espetáculos teatrais e desenhos animados.

B. Britten – Guia Orquestral para a Juventude
De caráter pedagógico, essa obra pode ser comparada a Pedro e o Lobo. Originalmente deveria ser apresentada acompanhando um filme documentário – Os Instrumentos da Orquestra. Hoje, ela é executada com a participação de um ator, que apresenta primeiro as quatro famílias da orquestra - madeiras, metais, cordas e percussão - e depois cada instrumento individualmente.

E. Humperdinck – Abertura da ópera “João e Maria”
Considerada a grande obra prima do gênero ópera de contos de fadas, a produção da ópera “João e Maria” foi também um dos maiores sucessos do Teatro Municipal de São Paulo, reapresentado em outras capitais brasileiras e que, também, contou com a participação da Imago Cia. de Animação. Nesse espetáculo, será ouvida a sugestiva abertura desse famoso conto dos irmãos Grimm.

S. Prokofiev – Pedro e o Lobo
Escrita em 1936, é considerada hoje a grande obra-prima da literatura sinfônica para o público infanto-juvenil. Por meio das aventuras de Pedro na floresta, enfrentando o lobo, Prokofiev  dá vida a cada um dos personagens da história, representados por um instrumento musical, levando assim a criança a identificar cada som pela associação com os personagens.