Sob direção de Jamil Maluf, Sinfônica de Piracicaba busca jovens músicos

por Redação CONCERTO 23/02/2015

Com a chegada de Jamil Maluf como novo diretor artístico e regente titular, a Orquestra Sinfônica de Piracicaba celebra seu 115º aniversário com um inovador projeto artístico-pedagógico. Idealizador de uma das principais orquestras de formação do país – a Experimental de Repertório, do Theatro Municipal de São Paulo – Maluf criou  em Piracicaba um sistema de estágios para jovens músicos. São ao todo 17 vagas, uma para cada naipe da orquestra.

 

Além de Maluf, a Sinfônica de Piracicaba tem como novidade também o violoncelista e maestro André Micheletti, que assume os cargos de diretor artístico associado e regente assistente da orquestra.

A ideia do projeto de estágio é que os jovens músicos se aperfeiçoem com artistas mais experimentados. “A proposta da Sinfônica de Piracicaba é ser uma orquestra profissional. Por isso, a maioria dos músicos que vão fazer parte da sinfônica serão profissionais em seus instrumentos. Agora abrimos para que estudantes aprendam, tendo a possibilidade de trabalhar com muitos músicos com experiência”, disse o maestro em entrevista ao Jornal de Piracicaba.

“Os estudantes que forem muito bem nos testes, com notas acima de nove, demonstrarão que estão em nível profissional, portanto poderão inclusive ser convidados a fazer parte da orquestra, já como profissionais”, completou.

As inscrições para os músicos interessados estão abertas até o dia 4 de março, e os candidatos devem escrever para o e-mail sinfonica.piracicaba@gmail.com, mencionando nome, data de nascimento, endereço, telefone, currículo de estudos e atividades musicais, data escolhida para o teste e nome do professor. Nas audições cada candidato deve interpretar uma peça de livre escolha – para candidatos de percussão são exigidas uma peça para tímpano, uma para caixa, e uma para xilofone. As provas serão realizadas de 5 a 8 de março, na Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle.

Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.