Theatro Municipal apresenta duas óperas no mesmo espetáculo

por Redação CONCERTO 12/10/2008

Em outubro, dias 12, 14, 16 e 18, o público do Municipal de São Paulo terá a oportunidade de conhecer duas óperas que nunca foram apresentadas no Theatro: Amelia al Ballo, de Gian Carlo Menotti, e Le Villi, de Giacomo Puccini – ambas peças de curta duração, que serão apresentadas no mesmo espetáculo, dentro da programação da Orquestra Experimental de Repertório.

Outro ponto em comum que as duas óperas têm é que são as primeiras obras de seus autores para o palco. Amelia, que Menotti compôs em 1937, é uma comédia nos moldes da ópera bufa italiana; já a obra de Puccini, de 1884, é uma tragédia com tons sobrenaturais. A escolha dos cantores solistas abre oportunidade para novas vozes: os tenores Eric Herrero (Roberto, em Le Villi) e Martin Mühle (O Amante, em Amelia) estréiam no Municipal, assim como a soprano Mirna Rubim (Anna, Le Villi). Os outros personagens são interpretados por cantores tarimbados, como a soprano Cláudia Riccitelli, a mezzo-soprano Silvia Tessuto e os barítonos Leonardo Neiva e Douglas Hahn.

Para a direção cênica, foram convidados artistas com visões inovadoras. Amelia al Ballo terá concepção de Livia Sabag, que também faz sua primeira ópera no Municipal, e Le Villi será dirigida por João Malatian. As vozes do Coral Lírico completam o elenco ao lado da Orquestra Experimental, regida por seu titular, Jamil Maluf (Le Villi), e por seu maestro assistente, Juliano Suzuki (Amelia). Veja os detalhes em nosso Roteiro.