Theatro São Pedro faz dobradinha com óperas de Igor Stravinsky e Arrigo Barnabé

por Redação CONCERTO 16/11/2015

A temporada lírica do Theatro São Pedro se encerra com uma interessante dobradinha, que sobe ao palco da casa nos dias 18, 20, 22, 25, 26, 27 e 29. São apresentados dois títulos curtos e de temática psicanalítica, um de Arrigo Barnabé, outro de Igor Stravinsky. Do compositor paranaense é apresentado O homem dos crocodilos: um caso clínico em dois atos. Derivada do famoso caso do Homem dos Lobos, de Freud, a peça tem libreto do argentino Alberto Muñoz e narra a história de um músico consumido pelo medo patológico de que a tampa do piano caia sobre seus dedos, decepando-os.

 

O espetáculo conta com um grupo formado especialmente para a ocasião, a Orquestra Crocodila, que traz em suas fileiras músicos como o violoncelista Raïff Dantas, o clarinetista Luis Afonso Montanha e a pianista Karin Fernandes. No elenco, os cantores Sandro Christoffer, Denise de Freitas, Keyla Moraes e Thiago Pinheiro, além das participações de Carlos Careqa (ator), Ana Amélia (narradora) e do próprio Arrigo Barnabé; leia entrevista com o compositor na Revista CONCERTO de novembro (disponível aqui para assinantes). A direção musical e regência são de Paulo Braga. e Luis Gê assina a direção de imagem gráfica.

Em seguida, é a vez de Édipo Rei, de Stravinsky. Peça do final de seu período neoclássico, é baseada na famosa tragédia de Sófocles, e tem libreto em latim, vertido do original em francês de Jean Cocteau – a narração, no entanto, acontecerá em português. Apresentada tradicionalmente como um oratório, a obra terá no São Pedro direção cênica de Caetano Vilela, que vem se firmando como um dos diretores mais competentes do país. A direção musical é de Luiz Fernando Malheiro, diretor artístico do Theatro São Pedro. O elenco tem Paulo Mandarino como Édipo, Eliane Coelho como Jocasta, Homero Velho como Creonte, Gustavo Lassen como Tiresias, Hélenes Lopes como o pastor, André Rabello como o mensageiro, e Arrigo Barnabé como narrador.

Ouvinte Crítico
A dobradinha lírica terá votação aberta no Ouvinte Crítico. A enquete será lançada na quarta-feira, dia 18 de novembro.

[Veja mais no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.