TV Cultura apresenta especial sobre os 100 anos do Teatro Municipal de São Paulo

por Redação CONCERTO 09/09/2011

Na véspera do aniversário de centenário, a TV Cultura leva ao ar um documentário que mostra a história do teatro e sua restauração. O programa, que vai ao ar no dia 11 (domingo), às 19h30, tem direção Helio Goldsztejn e produção da TV Cultura e Secretaria Municipal de Cultura.

 

O filme, Theatro Municipal - 100 anos de arte, utiliza imagens dos acervos da TV Cultura, Cinemateca Brasileira – TV Tupi e do próprio Museu do Teatro Municipal. Conta ainda com inúmeros depoimentos de músicos, historiadores, pesquisadores e jornalistas que participaram de sua história. 

Apresentações, como a da pianista Magdalena Tagiaferro com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, em 1978; de Maria Callas, Mikhail Baryshnikov, Ruth Escobar, Villa-Lobos, entre outros, estão em memoráveis imagens de arquivo. Outro ponto de destaque do programa é a adoção da dramaturgia para reviver a Semana de Arte Moderna, em 1922, que teve o Teatro como cenário.

Símbolo contestatório, a escadaria externa foi palco de muitas manifestações. De lá, Cacilda Becker, Walmor Chagas e Fernanda Montenegro reivindicaram a democracia durante o regime militar, fato que o documentário também resgata com imagens de arquivo. Fernanda, junto com outros artistas, participou do movimento Teatro na rua contra a censura, em 1968, na Praça Ramos de Azevedo. Na ocasião, a um repórter, ela declarou: “A greve, que pela primeira vez está sendo feita, infelizmente num teatro brasileiro, é contra a censura e a favor da cultura”.

O filme ainda aborda a recente reforma do Teatro, que durou três anos e foi finalizada em junho, e o concerto de reabertura. Os novos talentos do Municipal ligados ao Balé da Cidade de São Paulo, Quarteto de Cordas, Coral Lírico e Orquestra Sinfônica da Cidade de São Paulo, como o violista Marcelo Jaffé e a bailarina Lara Pinheiro, também deixam suas impressões.

O especial também conta com a interpretação e depoimentos de Benito Maresca, um dos últimos concedidos pelo cantor lírico brasileiro antes de sua morte, ocorrida em 11 de junho deste ano, um dia após a reabertura do Teatro Municipal.

[Leia também matéria sobre a ópera Rigoletto, que comemora o centenário do Municipal]