Violoncelista do Instituto Baccarelli se torna o mais jovem brasileiro a tocar no Carnegie Hall

por Redação CONCERTO 25/06/2014

O violoncelista Luiz Fernando Venturelli, de 14 anos, se tornará o brasileiro mais jovem a se apresentar no Carnegie Hall, de Nova York, uma das casas de concertos mais prestigiadas de todo o mundo. Aluno do Instituto Baccarelli, Venturelli conseguiu a oportunidade após conquistar a terceira colocação no concurso de jovens solistas promovido pela Associação Internacional de Artistas de Nova York (NYIAA, na sigla em inglês). Sua apresentação acontece no dia 28 de junho, no concerto dos vencedores – que inclui, além de violoncelistas, também pianistas e violinistas, divididos em faixas etárias de 11 a 14 anos; 15 a 17; e 18 a 35. O resultado completo da competição está no site da NYIAA (em inglês).

 

Desde 2007 no Instituto Baccarelli – uma das principais iniciativas de inclusão social e formação musical, que também mantém a Sinfônica Heliópolis –, Venturelli se apresentou como solista pela primeira vez aos 9 anos, tocando o Concerto nº 1 de Vivaldi com a Orquestra Infantil do Instituto Baccarelli, na Sala São Paulo. Desde então, já se apresentou com orquestras como a Osusp e a Sinfônica Heliópolis.

Ex-aluno do violoncelista Fábio Presgrave, Venturelli atualmente estuda sob a orientação de André Micheletti. Segundo Isaac Karabtchevsky, diretor artístico e regente titular da Sinfônica Heliópolis, as qualidades do músico “ultrapassam de longe o conceito do jovem talento, e o inscrevem como um dos melhores músicos de sua geração”.

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página