Encontros CLÁSSICOS – Emmanuele Baldini e Pablo Rossi

por Redação CONCERTO 05/07/2021

Lançamento do CD: Heitor Villa-Lobos – Sonatas para violino e piano

Emmanuele Baldini – violino e Pablo Rossi – piano

Conversa com os intérpretes Emmanuele Baldini e Pablo Rossi.
Participação da jornalista e pesquisadora Camila Fresca, do diplomata e idealizador da série “Música do Brasil” Gustavo de Sá e do pesquisador Manoel Corrêa do Lago.
Mediação: Nelson Rubens Kunze.

Gravação realizada em 10 de julho de 2021

 

 

HEITOR VILLA-LOBOS – Sonatas para violino e piano
Série Música do Brasil, vol. 7
Emmanuele Baldini – violino
Pablo Rossi – piano
Lançamento Naxos. Importado. 
 

Clique aqui para adquirir o CD.

Sobre o lançamento

A coleção “Música do Brasil” do selo Naxos ganha mais um lançamento fundamental com a chegada do CD com as três Sonatas para violino e piano de Villa-Lobos. As peças foram gravadas pelo violinista Emmanuele Baldini, spalla da Osesp, e o pianista Pablo Rossi

“Meu primeiro contato com as sonatas se deu com a número um, que cheguei a gravar anteriormente, que me fascinou desde o início”, conta Baldini em entrevista à Revista CONCERTO. “Depois, fui pesquisar sobre as outras duas. Na verdade, devo dizer que me surpreende como os violinistas costumam focar na primeira, pois a segunda e a terceira me parecem obras muito mais fascinantes. E então sugeri ao selo Naxos o projeto de registro do ciclo, achei que era minha obrigação, como um intérprete tão interessado no repertório brasileiro, gravar as obras do nosso maior compositor.”

As peças foram escritas entre 1912 e 1920. “Como ciclo, são muito interessantes, porque mostram todas as facetas de Villa-Lobos. Na primeira, a influência do impressionismo francês; na terceira, a busca pela experimentação, com momentos geniais. E a segunda, uma sonata extremamente romântica e ao mesmo tempo brasileira, cheia de fantasia, de paixão, de cheiros, de cores. Uma obra-prima que deveria estar no repertório de todos os grandes cameristas mundo afora”, explica Baldini. E emenda: “Acho que deu para ver que a segunda é a minha preferida, não?”

 

[Reprodução capa]
[Reprodução capa]

Sobre o CD

No texto do encarte do álbum, mais novo lançamento da série Música do Brasil do selo Naxos, a pesquisadora Camila Fresca localiza as Três sonatas para violino e piano na obra de Heitor Villa-Lobos. Foram escritas entre 1912 e 1920, anos essenciais, “momento em que ele domina as ferramentas da composição e delineia sua linguagem, ao mesmo tempo que, com grande esforço, consegue suas primeiras vitórias profissionais”. E ela vai além, ao identificar nas peças a influência da linguagem francesa, marcante no início de carreira do compositor. E que fica clara, por exemplo, na nº 1, batizada por ele de Désespérance, com forte tom melancólico; ou na Sonata fantasia nº 2, tocada na Semana de Arte Moderna. Mas o Villa-Lobos que se revela nas obras é um autor em movimento constante. É marcante o aumento no domínio na escrita entre a nº 1 e a nº 2, enquanto na Sonata nº 3 já aponta para uma nova fase de sua trajetória, em que o diálogo com autores, como Stravinsky, será fundamental. À importância na revelação do repertório, proposta da coleção, soma-se a qualidade dos intérpretes. O violinista Emmanuele Baldini e o pianista Pablo Rossi revelam não apenas a familiaridade com a música de câmara, parte importante de suas trajetórias artísticas, em diálogo sempre atento e estimulante. Mostram também sensibilidade ao revelar as diferentes camadas da música de Villa-Lobos, criando, assim, interpretação de referência das peças.

Clique aqui para adquirir o CD.

 

Emmanuele Baldini e Pablo Rossi [Divulgação]
Emmanuele Baldini e Pablo Rossi [Divulgação]
Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.