Marin Alsop será a nova regente titular da Orquestra da Rádio ORF de Viena

por Redação CONCERTO 29/01/2018

A maestrina norte-americana Marin Alsop, desde 2012 regente titular da Osesp, assumirá a direção da Orquestra Sinfônica da Rádio ORF de Viena, na Áustria, a partir de 1º de setembro de 2019. O contrato prevê a realização de concertos, produções líricas, turnês e gravações de CDs, DVDs e para a rádio, e tem uma duração inicial de 3 anos. Marin Alsop também é regente e diretora musical da Orquestra Sinfônica de Baltimore, nos EUA, em um contrato que já foi renovado duas vezes e que se estende até 2021. O seu contrato com a Osesp se encerrará em dezembro de 2019, quando passará a ser regente de honra.

No comunicado, a ORF escreve que “Marin Alsop é reconhecida no mundo inteiro por sua inspiradora e influente personalidade de regente, como uma diretora de orquestra com ambição de construção e paixão, imbuída da profunda convicção de que ‘a música pode transformar a nossa vida’. Internacionalmente ela é estimada por sua programação inovadora bem como por seu engajamento por parcelas de público de todas as idades”.

Alsop substituirá o maestro alemão Cornelius Meister, que dirigia a orquestra desde 2010, e será a primeira mulher a ocupar o cargo na história da orquestra, criada em 1969.