Sinfônica Heliópolis recebe pianista Jean-Louis Steuerman

por Redação CONCERTO 28/09/2017

A Orquestra Sinfônica Heliópolis, grupo de ponta do Instituto Baccarelli, faz sua primeira apresentação do mês no dia 1º de outubro, no Theatro Municipal de São Paulo, sob regência do maestro Isaac Karabtchevsky. O programa é aberto pelo Concerto nº 2 para piano e orquestra, de Rachmaninof, obra fundamental na carreira do compositor, que com ela rompeu um bloqueio criativo provocado pelo fracasso de sua Sinfonia nº 1. O solista será o pianista Jean-Louis Steuerman. O programa tem ainda a suíte sinfônica criada por Richard Strauss a partir dos temas de sua ópera O cavaleiro da rosa.

O grupo volta a se apresentar no dia 15, na Sala São Paulo, sob regência de Marin Alsop, em um programa que integra a série Concertos Matinais da Fundação Osesp. Outro conjunto do instituto, a Orquestra Juvenil Heliópolis se apresenta no dia 22, no Masp, sob regência de Edilson Ventureli e tendo como solista o violinista Justo Gutierrez, terceiro colocado no Concurso Jovens Solistas Baccarelli/Azusa Pacific.

Diversos grupos de câmara do instituto também se apresentam ao longo do mês na série Concertos na Garagem, que conta com apresentações gratuitas na rua, abertas ao público, na Garagem do Choque Cultural, na Vila Madalena.

[Veja mais no Roteiro Musical]