O mundo sonoro de ANDRÉ MEHMARI

por Redação CONCERTO 22/07/2020

Encontros CLÁSSICOS
O mundo sonoro de André Mehmari

Gravação realizada em 29 de agosto de 2020
André Mehmari, piano

Em conversa com o jornalista Irineu Franco Perpetuo, André Mehmari falou de sua carreira e de suas gravações e apresentou o seu trabalho de compositor e de instrumentista. 

Este vídeo traz o improviso que André Mehmari criou a partir de temas sugeridos pelo público, entre eles:

Bachianas Brasileiras 5 de Villa-Lobos
Fantasia de Schubert
Ode à alegria de Beethoven
e temas de Noel Rosa, Chopin, Couperin, Orlando di Lasso, Morricone, Hermeto Paschoal, Egberto Gismonti...

 

Pianista, compositor, arranjador e multiinstrumentista, André Mehmari (1977) é um dos mais originais e completos músicos brasileiros da sua geração. Iniciou-se na música ainda criança e cedo começou a integrar pequenas formações instrumentais e a tocar em casas especializadas de jazz. Completou a sua formação acadêmica na ECA/USP.

Compositor prolífico e requisitado, premiado e reconhecido tanto na área erudita quanto popular, tem suas composições e arranjos tocados pelos mais importantes grupos orquestrais e de câmara brasileiros. Como solista, participou de importantes festivais de jazz nacionais e internacionais. André Mehmari também se apresentou dentro da série “Piano Brasileiro” da Osesp na Sala São Paulo, onde estreou seus Estudos intervalares brasileiros, um encontro de diversas linguagens pianísticas em torno dos ritmos brasileiros.

Mehmari já compôs trilhas sonoras para balé bem como peças camerísticas e orquestrais estreadas por grupos como a Osesp, a Filarmônica de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica Brasileira. Entre suas obras orquestrais destacam-se a Sinfonia Elegíaca (que venceu o Prêmio Sinfonia para Mário Covas), a Suíte de danças reais e imaginárias, encomendada pela Osesp, e Cidade do Sol, escrita para a Sinfônica Heliópolis, por encomenda da TV alemã Deutsche Welle. 

André Mehmari também desenvolve importante trabalho de gravação e masterização, tanto de seus próprios projetos como de terceiros, em seu Estúdio Monteverdi, em São Paulo. Entre seus muitos CDs, destaca-se o álbum “AM60 AM40”, uma colaboração inédita com o violoncelista Antonio Meneses, e o álbum duplo “Música para cordas”, com sua produção para esta formação. 

Este encontro fez parte da temporada “O mundo sonoro” dos Encontros CLÁSSICOS da Revista CONCERTO.

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.