A série Hora da Ópera, idealizada pelo tenor Fernando Portari, apresenta nesta semana o espetáculo Porgy and Bess, baseado na ópera de Georges Gershwin. Hoje, dia 6, a apresentação acontece no Sesc Santo Amaro, em São Paulo. E, no dia 7, o grupo segue para o Sesc São Carlos, no interior do estado.
No elenco, estão Edna D'Oliveira (soprano), Rafael Leoni (baixo), Anderson Barbosa (baixo), Alessandra Wingter (soprano), Éder Rodrigues (tenor), Fernanda Nagashima (mezzo-soprano), acompanhados ao piano por Karin Uzun. O projeto conta com a direção artística de André dos Santos e direção executiva de Rosane Barbosa.
Porgy and Besse foi escrita por Gershwin a partir de um libreto de seu irmão, Ira, e de DuBose Heyward. Estreou em 1935 e é ambientada em Catfish Row, fictícia comunidade negra do sul dos Estados Unidos. Lá, Porgy e Bess se apaixonam, sob a constante ameaça do ex-amante violento e possessivo, Crown, e do traficante Sportin’Life.
Na ópera, Gershwin propõe a fusão de vários estilos musicais, incluindo jazz, blues, spirituals e ópera tradicional. Entre seus trechos mais famosos estão Summertime, I Got Plenty o' Nuttin e It Ain't Necessably So.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Compositoras em foto Chiquinha Gonzaga e a música para piano
Compositoras em foco Mel Bonis e 'Femmes de Légende'
Compositoras em foco Amy Beach e a ‘Sinfonia Gaélica’
Crítica ‘Homens ao mar’ e a linearidade que as águas não carregam, por João Luiz Sampaio
Notícias Osesp abre temporada como Beethoven e Brahms
Notícias Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo toca Respighi e Brahms
![Edna D'Oliveira e Rafael Leoni em cena de 'Porgy and Bess' [Divulgação]](/sites/default/files/inline-images/w-porgy_bess.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.