José Luiz Penna é o novo secretário da Cultura do estado de São Paulo

por Redação CONCERTO 10/04/2017

José Luiz Penna (à direita na foto, ao lado do governador em exercício) foi empossado secretário da Cultura do estado de São Paulo, junto a Romildo Campello, secretário-adjunto, na noite da última quinta-feira, dia 6 de abril. A cerimônia de transmissão de cargo contou com a presença de personalidades do cenário cultural e político brasileiro, entre elas o ministro da Cultura, Roberto Freire, o secretário municipal de Cultura, André Sturm e o presidente da Fundação Padre Anchieta, Marcos Mendonça. A cerimônia foi comandada pelo governador em exercício, Marcio França.

“Estou na Cultura para falar com todos. Isso é um equipamento para dialogar com quem faz cultura e arte. Nós temos a disposição de fazer girar a roda no caminho da construção de um país melhor”, declarou José Luiz Penna durante a cerimônia.

A nomeação de José Luiz Penna já estava prevista há alguns meses. O novo secretário é presidente do PV, que integra o governo paulista do PSDB, e apoiou a recente eleição de João Doria (PSDB) para a prefeitura de São Paulo.

Comentário
Espera-se que Penna possa reverter o processo de estrangulamento financeiro que o governo do estado tem imposto à secretaria de Cultura. Sofrendo seguidos cortes em seu orçamento, a secretaria não tem conseguido honrar nem mesmo os contratos de gestão firmados com as Organizações Sociais que administram os equipamentos culturais do estado.

[Clique aqui para ler o artigo de Nelson Rubens Kunze sobre os cortes de verbas na secretaria da Cultura.]