Teatro do Campus da USP Ribeirão Preto é reinaugurado com fosso para ópera

por Redação CONCERTO 12/04/2024

USP Filarmônica e Alma apresentam excertos do balé Don Quixote

A USP Filarmônica, sob direção de José Gustavo Julião de Camargo, e a companhia de dança Alma, que tem direção artística de Marisol Gallo, reinauguram hoje, 12 de abril, às 20h, o Teatro do Campus, na USP Ribeirão Preto. O programa da noite, intitulado O delírio de Don Quixote, é composto por excertos do primeiro ato do balé Don Quixote, de Ludwig Minkus. (O programa será reapresentado no dia 13/04, às 11h30.)

O teatro passou por uma reforma em que teve o palco ampliado e ganhou um fosso maior, que agora comporta até 50 músicos. Com isso, será possível programar óperas e balés. Apesar da readequação, o teatro segue com a mesma capacidade de antes, 326 lugares.

“A primeira ópera será montada em junho próximo, com 4 récitas”, conta Rubens Ricciardi, professor da USP e maestro titular da USP Filarmônica. “Será a estreia mundial da ópera inédita O jovem rei, com libreto de Oscar Wilde e música de Lucas Eduardo da Silva Galon, o mais novo professor contratado pelo Departamento de Música da FFCLRP-USP. Galon será tanto o compositor como o maestro desta montagem, que terá direção cênica de José Maurício Cagno.”

O maestro explica que o Teatro do Campus não pertence ao departamento de música, mas à Prefeitura do Campus. “Contudo, há um entendimento que o teatro deva ser utilizado para atender as atividades fim da USP, contemplando o ensino com pesquisa e voltado à extensão, com nossa agenda artística voltada à comunidade em geral.” 

A USP Filarmônica passará a ensaiar no Teatro do Campus e fará parte da programação do espaço junto com outras iniciativas da universidade. Além disso, a orquestra manterá a série Concertos USP no Theatro Pedro II e em São Carlos.

Rubens Ricciardi está planejando uma série de óperas ainda este ano, “sempre alternando o antigo e o novo, o clássico e o experimental e ainda o regional e o cosmopolita”. Para isso, a USP pretende firmar parcerias com a Academia Livre de Música e Artes e com a Cia Minaz, ambas de Ribeirão Preto. 

“A ideia é sempre envolver nossos estudantes de graduação – tanto os instrumentistas da USP Filarmônica como os cantores e coralistas. Todos vão atuar também em conjunto com professores especialmente convidados, tanto do Brasil como do exterior”, conclui o maestro Rubens Ricciardi.

O novo Teatro do Campus, na USP Ribeirão Preto (reprodução)
Ensaio do espetáculo de reinauguração do novo Teatro do Campus, na USP Ribeirão Preto (reprodução)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.