Banner 180x60
Boa tarde.
Segunda-Feira, 19 de Fevereiro de 2018.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 
 
 
Leonardo Hilsdorf: ouro para o Brasil (11/6/2012)
Por Irineu Franco Perpetuo

Embora, nesse ano, a máquina de mídia da Globo esteja ausente do evento, vai ser inevitável: a partir do mês que vem, todas as atenções da torcida brasileira estarão voltadas para Londres, na esperança de uma inédita medalha de ouro olímpica no futebol.

Gilberto Mendes está aí para provar que não há incompatibilidade essencial entre futebol e música de concerto. Embora por vezes suas acrobacias me pareçam mais adequadas às piscinas de saltos ornamentais que às canchas futebolísticas, considero Neymar digno de respeito e admiração, e creio que, sem ter pela frente o talento superior de Messi, ele reúne todas as condições para voltar do solo inglês como vencedor.

De qualquer forma, os artistas da bola já gozam de carinho dos fãs e exposição na mídia mais do que suficiente. Gostaria de aproveitar esse espaço para chamar a atenção para os jovens craques da nossa tão esquecida música de concerto. Dentre eles, quem andou brilhando recentemente na Europa foi o pianista Leonardo Hilsdorf.


Leonardo Hilsdorf [foto: divulgação]

Por decisão unânime do júri, Hilsdorf acaba de embolsar oito mil euros com o primeiro lugar no 8º Concurso Internacional de Piano Adilia Alieva, em Gaillard, pequena cidade no sul da França, perto da fronteira com a Suíça. Ano passado, ele já havia ganhado o primeiro prêmio, prêmio especial da banca e prêmio de favorito do público no Concurso Pianale Klavierakademie, em Fulda (Alemanha), bem como o segundo lugar no Concurso Internacional de Piano de Séte, no sul da França.

Leo hoje tem 24 anos e mora em Paris. Conheci-o em 2005, aqui em São Paulo, quando ele era um dos brilhantes alunos de Eduardo Monteiro, ganhava todos os concursos que apareciam pela frente e disputava a primeira edição do Prelúdio, o finado concurso de música erudita da TV Cultura. Não me parece exagero afirmar que, de todos os concorrentes que tive a honra de ouvir durante os seis anos de existência do Prelúdio, Hilsdorf me pareceu o mais talentoso, o mais brilhante e o mais promissor.

De lá para cá, muita água rolou. Leo abriu recitais de Nelson Freire em 2007, tocou em várias cidades brasileiras, fez mestrado em performance no New England Conservatory, em Boston (EUA). Teve as normais crises de identidade da juventude contemporânea, mas hoje parece empenhado em transformar em realidade o que há sete anos se afigurava como promessa.

Mas talvez o mais bacana dessa história é que, enquanto no futebol o Brasil é dependente do talento solitário de Neymar, no piano Hilsdorf está muito longe de ser a única esperança. Nomes como Fabio Martino, Felipe Scagliusi, Ronaldo Rolim, Lucas Thomazinho, Cristian Budu, Silvia Molan e Erika Ribeiro (a lista está bem longe de ser completa e tem lacunas importantes) fazem parte dessa legião de craques que honram a tradição herdada de Novaes, Tagliaferro e Freire, entre muitos outros. Tudo isso conquistado na base do talento individual, do esforço pessoal, do sacrifício e do voluntarismo. Já imaginaram o que pode acontecer no dia em que tivermos algum tipo de política pública voltada para a educação, as artes e a música?





Irineu Franco Perpetuo - é jornalista, colaborador do jornal Folha de S. Paulo e correspondente no Brasil da revista Ópera Actual (Barcelona).

Mais Textos

Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 1 Por Camila Frésca (22/1/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 2 Por Camila Frésca (22/1/2018)
Relativizações, realidades e transformações: um olhar sobre “A flauta mágica” do Theatro Municipal Por João Luiz Sampaio (23/12/2017)
A produção é boa, mas faltou mágica na “Flauta” do Municipal Por Nelson Rubens Kunze (23/12/2017)
O prazer de ouvir Neymar Dias – muito bachiano e muito brasileiro Por Irineu Franco Perpetuo (20/12/2017)
Uma temporada inclusiva, feita com inteligência Por João Marcos Coelho (19/12/2017)
Uma grande e despretensiosa sátira Por João Luiz Sampaio (8/12/2017)
A goleada da Argentina (e nem precisaram do Messi) Por Nelson Rubens Kunze (8/12/2017)
Museu virtual reúne milhares de instrumentos de coleções britânicas Por Camila Frésca (4/12/2017)
Karnal, a Osesp e o governador Por Nelson Rubens Kunze (24/11/2017)
Quem não trafega nas redes sociais se trumbica Por João Marcos Coelho (24/11/2017)
Budu e Hilsdorf: nasce um duo Por Irineu Franco Perpetuo (14/11/2017)
Três óperas Por Jorge Coli (7/11/2017)
Convocação de OSs para Emesp, Guri e Conservatório de Tatuí reforça torniquete financeiro do governo Por Nelson Rubens Kunze (3/11/2017)
Para onde nos levará a onda de censura no país? Por João Marcos Coelho (31/10/2017)
Os quartetos de cordas e a reavaliação da obra de Villa-Lobos Por Camila Frésca (30/10/2017)
O Brahms profundo e espontâneo de Nelson Freire Por Irineu Franco Perpetuo (25/10/2017)
Primeiras impressões sobre a temporada da Osesp Por João Marcos Coelho (29/9/2017)
Refinamento e inventividade em “Brazilian Landscapes” Por Camila Frésca (28/9/2017)
“Tosca” tem montagem competente no Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (28/9/2017)
Um “Nabucco” problemático no Theatro Municipal de São Paulo Por João Luiz Sampaio (26/9/2017)
Na estreia com a Osesp, Leonardo Hilsdorf encanta a Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (22/9/2017)
Festival de Ópera do Theatro da Paz faz bom “Don Giovanni” Por Nelson Rubens Kunze (19/9/2017)
Penderecki e Szymanowski: uma noite musical maior Por Jorge Coli (18/9/2017)
Novo fôlego para a ópera no RS Por Everton Cardoso (8/9/2017)
Wagner de boa qualidade, mas sem lirismo e vigor dramático Por Jorge Coli (4/9/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Fevereiro 2018 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 1 2 3
 

 
São Paulo:

21/2/2018 - Fábio Zanon - violão, Quarteto Osesp e Alunos da Academia da Osesp

Rio de Janeiro:
20/2/2018 - Adriana Ballesté - violão

Outras Cidades:
22/2/2018 - Belo Horizonte, MG - Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2018 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046