Banner 180x60
Bom dia.
Quarta-Feira, 13 de Dezembro de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
OSB assume sede na Cidade das Artes (21/3/2014)
Por Nelson Rubens Kunze

Fui ao Rio de Janeiro na segunda-feira passada, dia 17 de março, assistir à estreia da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) na Cidade das Artes. Como sabem os leitores da Revista CONCERTO, a Cidade das Artes é um enorme complexo cultural erguido na Barra da Tijuca, um projeto iniciado em 2002 e que agora, finalmente!, será a sede da orquestra – a primeira, em sua história de 74 anos (lembrei-me daquela famosa máxima, “assim como todo time de futebol precisa de um estádio, toda orquestra sinfônica tem que ter um teatro”. A OSB esperou 74 anos...).


O arrojado exterior da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca [foto: Eduardo Rocha/divulgação]

É verdade que não é exatamente “aquela” sede planejada em 2002, quando o prefeito da época, Cesar Maia, deu início ao projeto, que então se chamava Cidade da Música. A ideia, então, era de que todo o imenso complexo cultural da Barra da Tijuca fosse destinado unicamente à OSB. Mas os anos se passaram, crises e escândalos se sucederam – o projeto arrastou-se por mais de 12 anos e os custos, inicialmente estimados em menos de R$ 100 milhões, acabaram multiplicados por 6! –, até que se viabilizou a solução agora adotada: uma parceria público privada entre a Prefeitura do Rio de Janeiro, dona da hoje chamada Cidade das Artes (conforme o site, um grande “centro de valorização das artes”), e a Fundação OSB, uma entidade privada sem fins lucrativos.

Pelo convênio firmado, a OSB ganha o direito de uso da Grande Sala e do teatro de câmara para entre 50 a 80 apresentações por ano, uma sala de ensaios e espaço para sua administração e arquivos. Em troca, participa das despesas do complexo cultural, uma fórmula que, em conjunção com a produção mais ampla e diversificada da própria Cidade das Artes (com shows, teatro, cinema, dança, artes plásticas e outras manifestações artísticas), visa garantir a operação “sustentável” do enorme edifício.

Como disse Emilio Kalil, presidente da Fundação Cidade das Artes e, junto com o prefeito Eduardo Paes, um dos formuladores deste acordo com a OSB, está na hora de deixar para trás as histórias complicadas que cercaram a Cidade das Artes. “Damos boas-vindas à OSB! Estamos muito felizes em tê-la aqui enriquecendo a programação da Cidade das Artes”, afirmou.

A visão do prédio e de sua arrojada arquitetura é impressionante. A construção está suspensa a 10 metros do piso, o que resulta numa ampla área aberta de circulação no térreo. Dali sobem rampas, escada rolante e elevadores para o primeiro andar. Este piso, igualmente aberto e de alto pé direito, leva à entrada da bilheteria e das salas. O foyer da Grande Sala é amplo, tem espaço para uma bela cafeteria (fechada naquela noite), com paredes de vidros e espetacular vista para o exterior.


Primeiro concerto da OSB na Grande Sala da Cidade das Artes [foto: Cícero Rodrigues/divulgação]

O gigantismo e a monumentalidade da parte externa da Cidade das Artes contrastam com o ambiente cálido e acolhedor do interior da Grande Sala, que, em resposta à performance da orquestra dirigida pelo titular Roberto Minczuk, revelou um bom potencial acústico. Em noite de festa, a OSB apresentou um repertório em que predominaram percussão e metais (obras brasileiras de Santoro, Guerra-Peixe, Krieger, Nepomuceno, Villa-Lobos e outros, as danças de West Side Story, de Bernstein e, com os cantores Angela Brown e Kevin Deas, a versão concertante de Porgy and Bess, de Gershwin).

A sala soou bem, com uma reverberação adequada e proporcionando uma boa audição dos vários naipes da orquestra. Uma concha acústica, que ainda deverá ser instalada, certamente potencializará as qualidades do espaço. A apresentação também serviu para o lançamento da temporada 2014 da OSB (clique aqui para ler).

Com a nova sede e o anúncio de um acordo de fusão da orquestra principal com o grupo Ópera & Repertório (clique aqui para ler), a OSB agora está pronta para encarar desafios no patamar de uma grande orquestra sinfônica moderna.


[O concerto inaugural da OSB na Cidade das Artes foi gravado e será transmitido pela TV Cultura amanhã, dia 22 de março. A apresentação vai ao ar às 21h30, no programa Clássicos. Um trecho da gravação, com Angela Brown cantando Lawd, I'm on my way, da ópera de Gershwin, está disponível no YouTube: veja aqui]

[Nelson Rubens Kunze hospedou-se no Rio de Janeiro a convite da Fundação OSB]

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.





Nelson Rubens Kunze - é diretor-editor da Revista CONCERTO

Mais Textos

A goleada da Argentina (e nem precisaram do Messi) Por Nelson Rubens Kunze (8/12/2017)
Uma grande e despretensiosa sátira Por João Luiz Sampaio (8/12/2017)
Museu virtual reúne milhares de instrumentos de coleções britânicas Por Camila Frésca (4/12/2017)
Karnal, a Osesp e o governador Por Nelson Rubens Kunze (24/11/2017)
Quem não trafega nas redes sociais se trumbica Por João Marcos Coelho (24/11/2017)
Budu e Hilsdorf: nasce um duo Por Irineu Franco Perpetuo (14/11/2017)
Três óperas Por Jorge Coli (7/11/2017)
Convocação de OSs para Emesp, Guri e Conservatório de Tatuí reforça torniquete financeiro do governo Por Nelson Rubens Kunze (3/11/2017)
Para onde nos levará a onda de censura no país? Por João Marcos Coelho (31/10/2017)
Os quartetos de cordas e a reavaliação da obra de Villa-Lobos Por Camila Frésca (30/10/2017)
O Brahms profundo e espontâneo de Nelson Freire Por Irineu Franco Perpetuo (25/10/2017)
Primeiras impressões sobre a temporada da Osesp Por João Marcos Coelho (29/9/2017)
“Tosca” tem montagem competente no Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (28/9/2017)
Refinamento e inventividade em “Brazilian Landscapes” Por Camila Frésca (28/9/2017)
Um “Nabucco” problemático no Theatro Municipal de São Paulo Por João Luiz Sampaio (26/9/2017)
Na estreia com a Osesp, Leonardo Hilsdorf encanta a Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (22/9/2017)
Festival de Ópera do Theatro da Paz faz bom “Don Giovanni” Por Nelson Rubens Kunze (19/9/2017)
Penderecki e Szymanowski: uma noite musical maior Por Jorge Coli (18/9/2017)
Novo fôlego para a ópera no RS Por Everton Cardoso (8/9/2017)
Wagner de boa qualidade, mas sem lirismo e vigor dramático Por Jorge Coli (4/9/2017)
Finalmente Dudamel “suja” mãos e batuta com a “política” Por João Marcos Coelho (24/8/2017)
Dobradinha “Pulcinella & Arlecchino” tem boa realização no Theatro São Pedro Por Nelson Rubens Kunze (23/8/2017)
O bel canto colorido e expressivo de Javier Camarena Por Irineu Franco Perpetuo (10/8/2017)
Osesp faz belo concerto com programa raro Por Jorge Coli (9/8/2017)
Terceira edição do Festival Vermelhos consolida projeto cultural em Ilhabela Por Camila Frésca (8/8/2017)
Em busca da música Por João Marcos Coelho (28/7/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Dezembro 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6
 

 
São Paulo:

15/12/2017 - Orquestra Jovem do Estado de São Paulo

Rio de Janeiro:
17/12/2017 - Escola de Música Villa-Lobos

Outras Cidades:
16/12/2017 - Recife, PE - XX Virtuosi - Festival Internacional de Música de Pernambuco
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046