Banner 468x60
Banner 180x60
Bom dia.
Quinta-Feira, 21 de Junho de 2018.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
Nepomuceno, o internacionalista (31/10/2016)
Por João Marcos Coelho

Excepcional, sem dúvida, é a performance do Quarteto Carlos Gomes registrada no CD do Selo SESC contendo os três quartetos de cordas do compositor cearense Alberto Nepomuceno (1864-1920). A gravação vem obtendo unânime recepção crítica favorável – e com inteira justiça, já que o grupo liderado por Cláudio Cruz de fato faz um trabalho sensacional. Não só resgata estas importantes obras de Nepomuceno em leituras que daqui para a frente funcionarão como paradigma para todos os que decidirem interpretá-las. Coloca à disposição as partituras em edições digitais, resultado do minucioso trabalho de estabelecimento do texto musical.

Tudo isso, sem dúvida, é da maior importância. Mas o que me chamou mais atenção neste CD foi o texto assinado pelo compositor Flo Menezes. Ele se intitula “Nepomuceno: compositor... nacionalista?” Com sua retórica inflamada costumeira – e com sua rara inteligência, também igualmente constante –, o compositor chama a atenção para uma falsa afirmação que vem se repetindo ao longo do último século: o de que Nepomuceno foi um compositor nacionalista.


O compositor Alberto Nepomuceno [Reprodução / Acervo da Biblioteca Alberto Nepomuceno - Escola de Musica da UFRJ]

Vale a pena ler com atenção esta longa citação do texto de Flo: “Nepomuceno foi um internacionalista. Ao contrário do que a parca musicologia brasileira, ainda de resultados inconsistentes e fortemente impregnada pelo fardo nacionalista, pretenda nos fazer crer, afirmando-o como o primeiro dos compositores nacionalistas no Brasil, sua verve internacional contraria a visão que procura situar sua produção no estreito âmago das fronteiras nacionais. Assim fazendo-o, a musicologia reduz as amplas fronteiras que cobrem nosso vasto território a um domínio pequenininho, provinciano e nada condizente com a envergadura da obra de Nepomuceno”.

Como diz Flo, “os quartetos de Nepomuceno não são apenas modernos, como também revelam um enorme talento, pari passu com o que de melhor havia em solo europeu”.  E aos que contra-atacarem dizendo que Nepomuceno imitou Brahms nestes quartetos compostos em seus primeiros anos europeus (entre 1889 e 1891, quando estudou em Berlim), Flo argumenta que “se Nepomuceno ‘imitou’ algum europeu (e imitar é tão legítimo em arte quanto salutar[...]), ele não o fez com o atraso de cerca de um século, tal como o fizeram os nacionalistas tardios da música brasileira do século 20, que além de não terem feito uma música brasileira, mas antes uma europeia do tipo clássica, tiveram como modelo a música europeia justamente do século 19!”.

Na mosca. Minha intenção com esta curta intervenção é apenas aguçar a curiosidade de vocês para a leitura do artigo na íntegra. Com um admirável bônus: a primorosa execução do Quarteto Carlos Gomes, que, não custa lembrar, conta com os experientes Cláudio Cruz e Adonhiran Reis aos violinos; Gabriel Marin à viola; e Alceu Reis ao violoncelo.





João Marcos Coelho - é jornalista e crítico musical, colaborador do jornal O Estado de S. Paulo e apresentador do programa "O que há de novo", da Rádio Cultura FM; é coordenador da área de música contemporânea da CPFL Cultura.

Mais Textos

Com Richard Strauss, ópera segue bem em 2018 no Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (19/6/2018)
Julia Lezhneva: Triunfo barroco na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (12/6/2018)
Movimento Violão, 15 anos de atividades eternizadas num lançamento de fôlego Por Camila Frésca (4/6/2018)
Dois elencos, duas Traviatas Por Jorge Coli (28/5/2018)
Uma grande surpresa e um grande concerto para piano Por João Marcos Coelho (25/5/2018)
Suisse Romande: Master class na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (15/5/2018)
Um matrimônio espirituoso, vivo e musical Por Jorge Coli (8/5/2018)
“Fausto” é novo marco artístico do Festival Amazonas de Ópera Por Nelson Rubens Kunze (7/5/2018)
Clássico em terreno popular: o encantador recital de Cristian Budu na série “Tupinambach” Por Camila Frésca (3/5/2018)
Um "Faust" digno dos grandes teatros internacionais Por Jorge Coli (2/5/2018)
Verdi futurista aterrissa no Theatro Municipal do Rio Por Nelson Rubens Kunze (30/4/2018)
Cristian, Jamil e OER empolgam o Municipal lotado Por Irineu Franco Perpetuo (30/4/2018)
Ótima "Traviata" estreia em Belo Horizonte Por Nelson Rubens Kunze (27/4/2018)
A Camerata Romeu e a reinvenção da música Por João Marcos Coelho (26/4/2018)
Primeira escuta: Ronaldo Miranda estreia obra com a Osesp Por Nelson Rubens Kunze (25/4/2018)
Oito olhos azuis e muita música Por Jorge Coli (19/4/2018)
‘Missa’ de Bernstein é destaque no Theatro Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (10/4/2018)
“O Corego” e os primórdios da representação operística Por Camila Frésca (6/4/2018)
Natalie Dessay: uma expressão que transcende as palavras Por Irineu Franco Perpetuo (5/4/2018)
Os Músicos de Capella fazem primorosa ‘Paixão’ de Bach Por Nelson Rubens Kunze (29/3/2018)
A música não mente Por João Marcos Coelho (27/3/2018)
Enfim, uma sede para a Ospa! Por Nelson Rubens Kunze (26/3/2018)
A Osesp, Villa-Lobos e o “voo de galinha” Por João Marcos Coelho (23/3/2018)
Jan Lisiecki: para uma temporada de austeridade, um pianista nada austero Por Irineu Franco Perpetuo (14/3/2018)
“Lo Schiavo” em Campinas: encantamento e melancolia Por Jorge Coli (12/3/2018)
Villa-Lobos, a Semana de Arte Moderna e o Brasil Por Camila Frésca (8/3/2018)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Junho 2018 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
 

 
São Paulo:

26/6/2018 - Geneva Camerata e Pieter Wispelwey - violoncelo

Rio de Janeiro:
21/6/2018 - Luis Bomfim - voz e Regina Lacerda - piano

Outras Cidades:
22/6/2018 - Ribeirão Preto, SP - Semana Minaz de Corais
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2018 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046