Prezada leitora, prezado leitor,

por Nelson Rubens Kunze 01/12/2023

Você tem em mãos a edição de dezembro da Revista CONCERTO, o guia mensal da música clássica no Brasil. A reportagem de capa, escrita pelo editor executivo João Luiz Sampaio, traça um perfil e expõe as ideias musicais do maestro suíço Thierry Fischer, que desde 2020 é diretor musical e regente titular da Osesp, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. 

O extraordinário violoncelista Antonio Meneses é o entrevistado desta edição. Em conversa com o jornalista Irineu Franco Perpetuo, Meneses fala da estreia que fará este mês, junto à Filarmônica de Minas Gerais, do Concerto para violoncelo escrito por André Mehmari, bem como sobre suas recentes gravações para o selo Azul Music. 

A seção Fermata é dedicada à compositora Juliana Ripke, que, encerrando um ano de muitas atividades, terá uma peça sua estreada pela Orquestra Ouro Preto. Em entrevista concedida à jornalista Camila Fresca, Juliana conta que já tem encomendas acertadas para 2024 e afirma o desejo de compor uma obra para grande orquestra, uma ópera e um ciclo de canções. 

Neste mês de dezembro Maria Callas completaria 100 anos. Em homenagem a essa excepcional artista, o Theatro Municipal de São Paulo promoverá, nos dias 8 e 9, um Tributo a Maria Callas, que contará com a participação de três de nossas mais destacadas sopranos: Camila Provenzale, Eiko Senda e Rosana Lamosa. A jornalista Amanda Queirós conversou com elas para redigir a matéria da seção Palco.

Mês de dezembro é mês de Natal. E na seção Acontece a jornalista Luciana Medeiros comenta o repertório clássico voltado para a data festiva. Como você pode conferir no tradicional Roteiro Musical ilustrado da Revista CONCERTO – que apresenta dia a dia os eventos clássicos programados no Brasil –, a agenda indica diversos concertos natalinos bem como, claro, o sempre esperado balé O quebra-nozes, de Tchaikovsky.

Leia ainda nesta edição os textos de nossos colunistas João Marcos Coelho (que comenta sobre o novo CD da coleção Música do Brasil dedicado a Edino Krieger), Jorge Coli (que destaca uma nova gravação da ópera A voz humana, de Francis Poulenc) e Júlio Medaglia (que lembra os 90 anos de Berenice Menegale, fundadora e diretora da Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte e uma de nossas grandes personalidades musicais).

Desejamos Boas Festas, paz, harmonia e muita música!

Nelson Rubens Kunze
diretor-editor