INDICADOS:
CD Santoro: Sinfonias nºs 13 e 14
Concerto para viola, Concerto para orquestra de câmara
Filarmônica de Goiás, Gabriel Marin, Neil Thomson
[Naxos]
CD Os Guardiões da Magia
Leo Brouwer por João Luiz, violão
[Rocinante]
CD 50 Ponteios de Camargo Guarnieri
Karin Fernandes, piano
[Selo Sesc]
VENCEDOR:
50 Ponteios de Camargo Guarnieri
Foi um grande ano para gravações de artistas brasileiros. Pela série Música do Brasil, o lançamento das sinfonias de Claudio Santoro, da Filarmônica de Goiás com regência de Neil Thomson, tem colocado o compositor, enfim, entre os grandes nomes da música do século XX. Já o violonista e compositor João Luiz, que foi nomeado professor da Escola de Música de Yale, no Estados Unidos, registrou o álbum Os guardiões da magia, com obras do cubano Leo Brouwer, referência da criação para violão.
Mas foi a pianista Karin Fernandes, que se dedica à música brasileira de diferentes épocas e correntes estéticas, que conquistou o júri com o lançamento da integral dos 50 ponteios de Camargo Guarnieri. O ciclo é um dos mais importantes do repertório para piano brasileiro – e havia sido registrado na íntegra pela última vez no fim dos anos 1970, por Laís de Souza Brasil.
“É maravilhoso, difícil e complexo. Pensando nas integrais que gravei – as valsas de Francisca Gonzaga, os estudos de Arthur Napoleão, os trios de Radamés Gnattali –, esta foi a que deu mais trabalho. Porque eles são muito complexos, mesmo os lentos – tecnicamente, na questão de dedilhado, e na música, principalmente”, comentou a pianista em entrevista à Revista CONCERTO.
“Com técnica apurada e personalidade musical, a pianista confere a cada obra uma leitura de grande concentração e brilho”, comentou Nelson Rubens Kunze em crítica no Site CONCERTO.
