Caramuru faz segundo recital no Centro Cultural

por Redação CONCERTO 08/04/2009

Amanhã, 9 de abril, o pianista Fábio Caramuru executará sua obra autoral “Moods, Reflexions, Moods” (registrada em seu quinto CD) em seu segundo recital no Centro Cultural São Paulo. Na apresentação, uma surpresa: Fábio vai interpretar diversos temas, sem partitura, e o público será convidado a interagir sugerindo motivos, ritmos ou moods (estados de espírito), orientando o trabalho de criação improvisada do autor/intérprete. Interatividade com o público e improvisação ao piano são pouco usuais na música de concerto.

O resultado esperado é que o espetáculo reflita musicalmente os diversos estados de espírito delineados na interatividade em contraponto com momentos de caráter contemplativo (reflexions).

Na quinta-feira da semana que vem, Fábio Caramuru volta ao Centro Cultural para a sua última apresentação na série. Em duo com o contrabaixista Pedro Baldanza, será apresentado o espetáculo “Bossa in the shadows”.

Fábio Caramuru, que após sua formação no Brasil com Zulmira Elias-José aperfeiçoou-se sob a orientação de Magda Tagliaferro na França, conquistou diversos concursos e prêmios ao longo de sua carreira. Pianista versátil, Caramuru possui sete CDs gravados. Nos últimos anos, tem se dedicado intensamente ao desenvolvimento de seu trabalho autoral em parceria com o contrabaixista Pedro Baldanza, identificado com os procedimentos da música progressiva. O primeiro CD do duo, “Bossa in the Shadows”, lançado em 2007 pelo selo Labor Records em Nova York, recebeu em seu encarte um elogioso comentário do crítico e musicólogo Eric Salzman, qualificando o trabalho do duo como o novo free jazz brasileiro.

Em suas atividades mais recentes no campo da música erudita, destacam-se a sua participação como pianista na gravação de A Canção da Terra de Gustav Mahler, sob a direção de Carlos Moreno (em lançamento da Editora Algol), e o recital da obra Dichterliebe opus 48, de Schumann, com o tenor Fernando Portari, na Sala São Paulo.

Serviço:
Concerto ao meio dia no CCSP
Data: 9 e 16 de abril de 2009, 12h30
Local: Centro Cultural São Paulo - Sala Adoniran Barbosa
Entrada Franca