Com Eiji Oue e a violinista holandesa Isabelle van Keulen, Orquestra da Rádio de Hannover faz concertos pelo Mozarteum

por Redação CONCERTO 17/06/2010

A Orquestra Filarmônica da Rádio NDR de Hannover, que em 2010 completa 60 anos de atividades, vem a São Paulo para três apresentações pelo Mozarteum Brasileiro. O grupo faz o primeiro concerto ao ar livre, no Parque do Ibirapuera, dia 20. Já dias 21 e 22, a filarmônica toca na Sala São Paulo com a participação da violinista Isabelle van Keulen.

 

A regência é de Eiji Oue, discípulo e colega do legendário maestro e compositor Leonard Bernstein. Oue esteve à frente dessa orquestra desde 1998, como diretor artístico. Desde o ano passado, no entanto, atua na NDR Hannover como regente laureado. Para a apresentação ao ar livre, Eiji Oue selecionou um programa leve, repleto de valsas e operetas, como a Valsa das flores do balé O quebra-nozes, e a Suíte nº 1 da ópera Carmen.

Já na Sala São Paulo, a Filarmônica de Hannover mostra nas duas noites o Concerto para violino, de Brahms, com solos de Keulen. Violinista e violista do mais alto nível, a holandesa Isabelle van Keulen tem uma sólida reputação nos palcos de concerto de todo o mundo. É uma das intérpretes mais procuradas e carismáticas de sua geração, já tendo se apresentado com orquestras como a Filarmônica de Berlim, a Royal Concertgebouw, a Bayerischer Rundfunk e a Sinfônica da Rádio de Viena.

Na segunda parte do concerto, o repertório muda: no dia 21, a NDR Hannover toca a Sinfonia nº 9, Do novo mundo, de Dvorák e, no dia 22, a Sinfonia nº 3, Heroica, de  Beethoven.

[Veja o resultado do sorteio de ingressos para o concerto da Filarmônica da Rádio NDR de Hannover]