Compositor Murray Schafer participa de eventos promovidos pela Unesp

por Redação CONCERTO 14/09/2011

O compositor, educador e ecólogo canadense Murray Schafer estará em São Paulo até o dia 23 de setembro para participar de três projetos musicais no Instituto de Artes da Unesp.

 

A primeira participação do artista acontecerá na 11ª edição do Festival Unesp Ritmo e Som, entre os dias 12 e 17. Sob coordenação da professora Anna Claudia Agazzi, o evento, que nesta edição homenageia Liszt, Mahler e o Ano da Itália no Brasil, promove uma série de concertos além de palestras gratuitas.

Entre as principais atrações internacionais estão a mezzo-soprano Eleanor James, que ao lado do grupo de percussão Piap interpreta, no dia 14, a obra Tantrika, de Murray Schafer, de quem a cantora é esposa. O Piap também acompanhará o compositor Arrigo Barnabé na execução de Out Of Cage, em primeira audição no Brasil.

Já no dia 18 de setembro, Schafer promove um Passeio sonoro em Mairiporã (a 41km da capital). Uma das principais pesquisas de Murray Schafer, que dedica-se ao estudo do ambiente sonoro e suas significações, o Passeio sonoro é uma trilha artístico-ecológica com sons da natureza, música ao vivo, atores e dançarinos em ambiente naturalmente preservado.
Murray Schafer também participará da III Semana de Educação Musical da Unesp, entre os dias 19 e 23 de setembro.