Concerto Köln e Vivica Genaux apresentam-se na Sala São Paulo

por Redação CONCERTO 25/05/2009

Reconhecido por seu estilo particular de interpretar o repertório dos séculos XVIII e XIX, o grupo Concerto Köln apresenta-se na terça e na quarta-feira (dias 26 e 27) dentro da temporada internacional da Sociedade de Cultura Artística. Fundada em 1995, o Concerto Köln tem como característica a frequente busca por obras de compositores menos conhecidos do grande público. A intensidade de suas apresentações já cativou plateias dos Estados Unidos, Extremo Oriente, América Latina e da maioria dos países europeus. Com mais de 50 gravações, já recebeu premiações importantes, como o Choc du Monde de la Musique, Grammy, Echo e Diapason D’Or, além do German Record Critics Award.

Desde janeiro deste ano, a direção artística do Concerto Köln é partilhada pelo flautista Martin Sandhoff e pela violinista Sylvie Kraus. Habitualmente, por preservar suas práticas históricas de apresentação, o grupo apresenta-se sem um regente. Em produções de maior escala, porém, como óperas e oratórios, já contou com a colaboração de maestros como René Jacobs, Daniel Reuss, Ivor Bolton e Emmanuelle Häim, dentre outros.

Nos concertos, que acontecem na Sala São Paulo, o grupo terá como solista a prestigiada mezzo-soprano norte-americana Vivica Genaux, que se apresenta pela primeira vez no Brasil e completa 15 anos de uma aclamada trajetória na cena lírica internacional.

O programa tem obras de Händel: a Suíte nº 1 de Música aquática, o Concerto grosso HWV 313, a Sinfonia HWV 347 e árias das óperas Orlando, Giulio Cesare e Alcina. O grupo também mostra o Concerto para oboé e cordas RV 450, de Vivaldi, e as árias das óperas Ezio e Solimano, de J. A. Hasse.

O Concerto Köln e Vivica Genaux também se apresentarão no Rio de Janeiro, quinta-feira dia 28 de maio, às 20 horas na Sala Cecília Meireles.

Serviço:
Concerto Köln e Vivica Genaux
Dias 26 e 27 de maio
Sala São Paulo, 21 horas

Dia 28 de maio
Sala Cecília Meireles (RJ), 20 horas

[Clique aqui para mais detalhes do Roteiro Musical.]