Ensemble Orchestral de Paris e Coro Accentus fazem apresentações no Rio e em São Paulo

por Redação CONCERTO 28/09/2011

Nesta quinta-feira, dia 29 de setembro, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro (pela série da Dell’Arte) e nos dias 30 de setembro e 1º de outubro na Sala São Paulo (pela temporada da Sociedade de Cultura Artística), o Coro Accentus, grupo residente da Ópera de Rouen, se apresenta com uma das mais importantes orquestras de câmara da França, o Ensemble Orchestral de Paris.

 

Nas apresentações no Brasil, os dois grupos contarão com a participação da soprano francesa Mireille Delunsch e do barítono inglês Mattew Brook. No programa, serão interpretadas La Mort de Cleopatre e Tristia n º1, de Hector Berlioz, e o Requiem de Fauré (na versão de 1900).

Fundado em 1978, Ensemble Orchestral de Paris já foi dirigido por músicos como Jean-Pierre Wallez, Armin Jordan, Jean-Jacques Kantarow e John Nelson (diretor musical honorário), hoje tem como principal regente convidado e conselheiro artístico Joseph Swensen. O Ensemble Orchestral de Paris, que desenvolve diversos programas com o Coro Accentus, já teve como solistas convidados grandes intérpretes do cenário internacional, como Heinrich Schiff, Maxim Vangerov, Vadim Repin, entre outros.

O Coro Accentus foi criado e é dirigido pela maestrina Laurence Equilbey, um dos principais nomes da regência coral no mundo. Laurence estudou com o maestro sueco Eric Ericson, além de ter integrado o Coral Arnold Schoenberg, sob a regência de Nikolaus Harnoncourt.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]