Festival de Inverno de Petrópolis homenageia Verdi, Rachmaninov e Vinícius de Moraes

por Redação CONCERTO 05/07/2013

 

O 13º Festival de Inverno de Petrópolis acontece entre os dias 5 e 21 de julho, na cidade histórica carioca. Com promoção da Dell’Arte, o evento conta com mais de 49 eventos, distribuídos entre apresentações de música clássica, balé, jazz, cinema e peças teatrais, além de uma opereta – Caso no júri, de Gilbert e Sullivan.

 

 

Os eventos são distribuídos em espaços culturais de Petrópolis, em especial no Museu Imperial, Palácio de Cristal, Teatro Dom Pedro, Palácio Rio Negro e no Hotel Solar do Império, entre outros. Efemérides também são comemoradas, como o bicentenário de Verdi, o centenário de Vinícius de Moraes e os 70 anos de morte de Rachmaninov.

 

Entre os convidados de destaque estão o pianista russo Alexey Sichev, a violoncelista alemã Kerstin Feltz e o os poloneses do Mozart Group, que faz apresentações bem humoradas de música clássica.

 

O concerto de abertura acontece no dia 5, na Catedral São Pedro de Alcântara, com o organista Marcelo Giannini. Nascido em São Paulo, Giannini fez seus primeiros estudos com Angelo Camin e Helena Jank, antes de partir para Munique, na Alemanha, onde foi aluno de Karl Richter. Depois, estudou no Mozarteum de Salzburg e no Conservatório Superior de Genebra, onde teve aulas de improvisação com Lionel Rogg e reside há 30 anos. Na abertura do festival, Giannini será acompanhado pelo Coral Municipal de Petrópolis (com regência de Paulo Afonso Filho), em interpretações de peças de Bach e Manoel Dias de Oliveira.

 

No dia 6 será apresentada a opereta Caso no júri, de Gilbert e Sullivan, com versão brasileira de José Henrique Moreira; quem toca é a Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com regência de Juliano Dutra, além dos solistas vocais e do coro.

 

Outros destaques são o Recital Mahler, com Patrícia Scagliusi (soprano), Angelo Tribuzy (barítono) e Wally Borghoff (piano), no dia 10, no Palácio Rio Negro; e o recital em celebração aos 200 anos de Verdi, no dia 19, no Museu Imperial, com Angelica de la Riva (soprano) e Priscila Bonfim (piano).
 

[Acompanhe a programação completa dos Festivais de Inverno]

Clássicos Editorial Ltda. © 2013 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.