Filarmônica de Minas faz concertos em BH, Rio e SP com Pascal Rogé

por Redação CONCERTO 16/08/2011

Nesta semana os públicos do Rio e de São Paulo terão a oportunidade de conferir a atuação de uma das mais importantes orquestras brasileiras do momento. A Filarmônica de Minas Gerais e seu diretor artístico Fabio Mechetti se apresentam com o pianista francês Pascal Rogé no dia 16 de agosto no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, dia 17 no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e dia 18 no Municipal de São Paulo.

 

Nas apresentações, Pascal Rogé interpreta o Concerto para piano nº 5 ‘Egípcio’ de Saint-Saëns e a Filarmônica toca a estreia mundial de Aura, de Sergio Rodrigo - encomendada pela Filarmônica como prêmio do Festival Tinta Fresca 2010 -, além das suítes nº 1 e nº 2 de Daphinis et Chloé de Ravel.

Reconhecido mundialmente quando se trata de repertório francês, Rogé representa o que há de melhor na performance pianística europeia. Suas intepretações de Poulenc, Satie, Fauré, Saint-Saëns e de Ravel são caracterizadas pela elegância, beleza e delicadeza no fraseado. Nos concertos com a Filarmônica, Pascal Rogé executa o quinto e último concerto para piano de Saint-Saëns, chamado “egípcio” por ter sido escrito após uma viagem do compositor ao país africano.

[Veja detalhes nos roteiros de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e de São Paulo]