Jocy de Oliveira presta homenagem a Stravinsky no Rio

por Redação CONCERTO 03/09/2010

A Orquestra Sinfônica Brasileira abre o mês de setembro participando do projeto "Revisitando Stravinsky", da compositora Jocy de Oliveira. Com a impossibilidade da vinda de Robert Craft, que originalmente dirigiria os concertos, a OSB será comandada por Michael Stern. Nos dias 3, 4 e 5, a orquestra interpreta diversas obras de Stravinsky, como A sagração da primavera, Tilimbom e Fogos de artifício.

O espetáculo é uma homenagem a um dos maiores gênios da música, o compositor russo Igor Stravinsky, construído sobre texto, vídeo e 27 curtas peças musicais – 20 de Stravinsky e sete da própria Jocy. A premiada compositora retrata, nesta leitura musical dramatizada, sua estreita convivência com o compositor, sua mulher Vera e seu principal colaborador, Robert Craft, registrada em cartas pessoais, imagens e lembranças do seu diário.

As apresentações acontecem no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e participam da montagem a soprano Gabriela Geluda, a atriz Susana Ribeiro, a própria Jocy de Oliveira e seu conjunto de sete músicos.